Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25411
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dc.contributor.advisorFerraro, José Luis Schifino
dc.contributor.authorRosa, Aliene Pinto da
dc.date.accessioned2023-06-30T12:11:20Z-
dc.date.available2023-06-30T12:11:20Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25411-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado procurou averiguar quais as práticas relacionadas ao discurso sobre a psicogênese da alfabetização entre as décadas de 1990 e 2010. Para esse fim, a pesquisa foi realizada a partir da análise de cadernos escolares – das atividades propostas e das letras manuscritas que apareceram nesse período. A pergunta que norteia este projeto é: que exercícios eram propostos pelos docentes e quais eram os modelos de letras manuscritas, no processo de alfabetização entre as décadas de 1990 e 2010, a partir da análise dos cadernos de alfabetização? O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento dos tipos de atividades propostas pelos professores, entre as décadas de 1990 e 2010, e quais eram os modelos de letras manuscritas utilizadas no processo de alfabetização, tendo como parâmetro 5 (cinco) anos após o livro Psicogênese da Língua Escrita. Com relação a metodologia desta investigação – a qual se insere a partir de uma uma abordagem qualitativa buscando visualizar os aspectos que afetaram e influenciaram o uso da letra cursiva no processo de alfabetização – trata-se de uma pesquisa documental, pois foram utilizados cadernos de alfabetização, provenientes da cidade de de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, todos do período que envolve o processo de alfabetização (1º ano ou 1º série do Ensino Fundamental e 2º ano ou 2º série do Ensino Fundamental), de escolas públicas e privadas, entre as décadas de 1990 e 2022. Foram utilizados 28 cadernos oriundos do HISALES, escolhidos de forma aleatória, sendo: 11 cadernos da década de 1990, 10 cadernos da década de 2000 e 7 cadernos da década de 2010. Para analisar os cadernos, que foram os objetos de pesquisa desta dissertação, segui alguns passos pré-estipulados, que estão descritos no item da Metodologia.Como resultado desta investigação, após a análise dos cadernos de alfabetização, se evidenciou que entre as décadas pesquisadas – de 1990 à 2010 – foi percebida mudanças marcantes e significativas nas atividades e práticas registradas nos cadernos, que refletiram na maneira de alfabetizar por parte dos professores e, também, percebeu-se que houve a permanência de alguns modelos de atividades, que foram registrados nos cadernos, em todas as décadas analisadas.pt_BR
dc.description.abstractThis master's dissertation sought to find out which practices were related to the discourse on the psychogenesis of literacy between 1990s and 2010s. To this end, the research was carried out based on the analysis of school notebooks – the proposed activities and the handwritten letters that appeared during this period. The question that guides this project is: what exercises were proposed by the teachers and what were the models of handwritten letters, in the literacy process between the 1990s and 2010s, based on the analysis of literacy notebooks? The objective of this research was to carry out a survey of the types of activities proposed by teachers, between the 1990s and 2010s, and what were the models of handwritten letters used in the literacy process, having as a parameter 5 (five) years after the book Psychogenesis of the Written Language. Regarding the methodology of this investigation - which is part of a qualitative approach seeking to visualize the aspects that affected and influenced the use of cursive in the literacy process - this is a documentary research, as literacy notebooks were used, from the city of Pelotas, in the state of Rio Grande do Sul, all in the period involving the literacy process (1st year or 1st grade of Elementary School and 2nd year or 2nd grade of Elementary School), from public and private schools, between 1990s and 2010. 28 notebooks from HISALES were used, randomly chosen, as follows: 11 notebooks from the 1990s, 10 notebooks from the 2000s and 7 notebooks from the 2010s. To analyze the notebooks, which were the research objects of this dissertation, I followed some pre-stipulated steps, which are described in the Methodology Item.As a result of this investigation, after analyzing the literacy notebooks, it was evident that between the decades researched – from 1990 to 2010 – marked and significant changes were perceived in the activities and practices recorded in the notebooks, which reflected in the way of teaching literacy on the part of teachers and, also, it was noticed that there was the permanence of some models of activities, which were registered in the notebooks, in all the analyzed decades.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectALFABETIZAÇÃO - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃO - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectESCRITA - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectPSICOGÊNESEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleO uso dos diferentes modelos de letras manuscritas em atividades de alfabetização: uma análise de cadernos utilizados entre as décadas de 1990 e 2010pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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