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dc.contributor.advisorSilva, Carlos Eduardo Lobo een_US
dc.contributor.authorSiqueira, Luís Davi Vicensien_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:48:44Z-
dc.date.available2013-08-07T18:48:44Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2541-
dc.description.abstractAssim como na administração de ativos se procura mecanismos para melhorar a eficiência da relação risco retorno dos investimentos, este trabalho trouxe da Teoria de Carteiras a base para analisar melhores alternativas de rentabilidade na comercialização de arroz. A ideia foi considerar diferentes meses de comercialização como diferentes ativos e, a partir dos 12 ativos (meses) que compreenderam o período de uma safra a outra, foi construída a fronteira de eficiência de carteiras, conforme proposto por Markowitz (1952). Além disso, o trabalho utilizou os modelos CAPM e de Elton e Gruber (1978) para testar os mesmos ativos como expostos acima. Os resultados confirmam os ganhos que a diversificação pode trazer em termos de risco e retorno. No caso do modelo de Markowitz (1952), os meses de março e novembro foram os mais presentes na carteira de eficiência, sendo que quanto mais propenso ao risco for o produtor maior deverá ser a proporção de comercialização no mês de novembro.pt_BR
dc.description.abstractThis work uses the portfolio theory to analyze the strategies of commercialization of rice in terms of risk and return, considering different periods of commercialization as different assets. Initially, this study builds an efficient frontier of portfolios as proposed by Markowitz (1952). Moreover, it uses the CAPM model as well as Elton’s & Gruber’s model (1978) to test those strategies mentioned previously. The results confirm the gains that diversification can bring in terms of risk and return. Specifically in the case of the Markowitz model (1952), March and November were the two periods more relevant for the portfolios belonging to the efficient frontier.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectECONOMIApt_BR
dc.subjectARROZ - COMÉRCIOpt_BR
dc.subjectESTRATÉGIApt_BR
dc.titleEstratégias de comercialização para o produtor de arroz a partir da diversificação do período de vendapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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