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dc.contributor.advisorMüller, Lúcia Helena Alves
dc.contributor.authorInacio, Samir Mesquita
dc.date.accessioned2023-07-27T12:06:49Z-
dc.date.available2023-07-27T12:06:49Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25559-
dc.description.abstractEsse trabalho buscou analisar como se desenvolvem os assistentes digitais, utilizados no varejo brasileiro, para atender e estabelecer conexões entre as empresas e seu público sob uma perspectiva antropológica com base na temática da construção coletiva de pessoa. Acompanhamos o processo decisório da adoção dessas personagens por parte das companhias até o momento de sua interação com o público. Utilizamos de revisão bibliográfica e observação participante para construir essa pesquisa. O foco foi a utilização de tecnologia para criar personagens que interagem com o público em redes sociais. Na primeira etapa do trabalho apresentamos as possibilidades tecnológicas que constroem os assistentes digitais. No passo seguinte analisamos casos de personagens com destaque em redes sociais e em como o público reage aos avatares. Dentre as hipóteses, está a participação dos clientes e consumidores na construção da imagem e comportamento dessas personagens. Analisamos também o caso de seres humanos impactados pela tecnologia, os Ciborgues, em contrastes com personagens incorporados ao nosso cotidiano. Dentre os resultados encontrados, identificamos um maior engajamento dos seguidores da empresa Magazine Luiza com a personagem Lu, mapeado através da rede social Instagram, em que no mês de agosto de 2020 a Magazine Luiza realizou 73 postagens no Instagram e das 17 em que a personagem participava 53% dos comentários se referiam a ela.pt_BR
dc.description.abstractThis work sought to analyze how digital assistants, used in Brazilian retail to serve and establish connections between companies and their audience, develop under an anthropological perspective. Based on the theme of collective construction of the person. We monitor the decision-making process for the adoption of these characters by companies, up to the moment of their interaction with the public. We used a literature review and participant observation to build this research. The focus was on using technology to create characters that interact with audiences on social media. In the first stage of the work, we present the technological possibilities that build digital assistants. In the next step, we analyze cases of characters highlighted in social networks and how the public reacts to avatars. Among the hypotheses is the participation of customers and consumers in building the image and behavior of these characters. We also analyze the case of human beings impacted by technology. Cyborgs in contrasts with characters incorporated into our daily lives.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectCIBERESPAÇO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectAVATARESpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.subjectNÃO INDEXADOpt_BR
dc.title“Eles estão no meio de nós”: os assistentes digitais e a noção de pessoapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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