Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/25594
Type: masterThesis
Title: Sujeitos líricos na poesia brasileira marginal-periférica: o genocídio da população negra nas obras de Ricardo Aleixo e Dinha
Author(s): Lovato, Francisco
Advisor: Amodeo, Maria Tereza
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2023
Keywords: CRÍTICA LITERÁRIA
RACISMO
POESIAS BRASILEIRAS
POESIA CONTEMPORÂNEA
LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA
Abstract: A presente pesquisa pretende analisar de que forma a poesia marginal-periférica brasileira contemporânea reapresenta os processos de genocídio concreto e simbólico sofridos pela população negra no Brasil. Para tanto, escolheu-se, como corpus constituinte desse estudo, os poemas Zero a Zero e Poema pouco poema, da poeta paulista Dinha, e os poemas Na noite calunga do bairro Cabula e Rosto, do poeta mineiro Ricardo Aleixo. A partir de uma revisão bibliográfica, lançou-se mão das obras Cuidado com os poetas: literatura e periferia na cidade de São Paulo, de Lucía Tennina, e Polifonias marginais, obra organizada por Ingrid Hapke, Mario Medeiros, Érica Peçanha e Lucía Tennina para uma revisão crítica acerca da categoria Literatura marginal-periférica. Para a fundamentação de pressupostos teóricos que possibilitassem identificar quais são as propriedades constitutivas da linguagem lírica, foram utilizadas as obras Conhecimento da literatura: Introdução aos estudos literários, de Carlos Reis, O arco e a lira, de Octávio Paz, e Conceitos fundamentais da poética, de Emil Staiger. Além desse aporte teórico do campo literário, a pesquisa fundamenta suas análises acerca do genocídio da população negra no Brasil na obra O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado, de Abdias Nascimento. Os poemas que compõem o corpus dessa pesquisa exprimem em seus discursos e formas poéticos a dor e o sofrimento do extermínio deliberado da população negra no Brasil. Tanto Dinha quanto Aleixo expressam, em suas obras, um movimento de interiorização que dialoga com fatos concretos da realidade empírica exterior a si. Assim, os sujeitos líricos dos poemas são, conforme Reis (2013), constituídos de palavras e, por meio delas, recriam e (re)apresentam as suas realidades e dos seus semelhantes em imagens, sentidos, ritmos, emoções.Em síntese, a presente pesquisa busca empreender uma análise teórico-crítica e temática acerca das obras que compõem o corpus dessa pesquisa.
This research intends to analyze in what way contemporary Brazilian marginal-peripheral poetry represents the processes of concrete and symbolic genocide suffered by the black population in Brazil. For this purpose, we chose, as the corpus constituting this study, the brazilian poems Zero a Zero and Poema Pouco Poema, by the São Paulo poet Dinha, and the poems Na Noite Calunga do Bairro Cabula and Rosto, by the poet Ricardo Aleixo from Minas Gerais. Based on a bibliographical review, the works Cuidado com os poetas: literatura e periferia na cidade de São Paulo, by Lucía Tennina, and Polifonias marginais, organized by Ingrid Hapke, Mario Medeiros, Érica Peçanha and Lucía Tennina were released for a critical review of the marginal-peripheral literature category. In order to have a grounding of theoretical predictions that would enable to identify what are the constitutive properties of lyric language, the works Conhecimento da Literatura: Introdução aos estudos de Literatura by Carlos Reis, O arco e a lira, by Octávio Paz, and Conceitos fundamentais da poética, by Emil Staiger were used. In addition to this theoretical contribution from the literary field, the research bases its analyzes on the genocide of the black population in Brazil in the work O genocídio do negro brasileiro: the process of a masked racism, by Abdias Nascimento. The poems that make up the corpus of this research express in their speeches and poetic forms the pain and suffering of the deliberate extermination of the black population in Brazil. Both Dinha and Aleixo express a movement of interiorization in their works that dialogues with concrete facts of the empirical reality outside themselves.Thus, the lyrical subjects of poems are, according to Reis (2013), constituted by words and, through them, recreate and (re)present their and their peers’ realities in images, meanings, rhythms, emotions. In summary, this research seeks to undertake a theoretical-critical and thematic analysis of the Works that make up the corpus of this research.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25594
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000506134-Texto+completo-0.pdfTexto completo778,2 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.