Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorCapra, Mariana Campos
dc.date.accessioned2024-05-25T12:04:17Z-
dc.date.available2024-05-25T12:04:17Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26044-
dc.description.abstractEste estudo busca responder de que maneira a mídia é responsável pela construção da imagem das jogadoras de futebol feminino por meio das transmissões de partidas de campeonatos oficiais pela televisão. São analisadas as transmissões das finais de 2021 do Brasileirão e Libertadores feminina, que ocorreram em 26 de setembro e 21 de novembro, respectivamente. Essas são as primeiras edições após a ascensão rápida da modalidade ocasionada em 2019 e já com o retorno do público após o período de pandemia. As principais temáticas abordadas são as identidades e o futebol feminino, a partir de Mills (2014) e Silva (2020), transmissões de rádio e televisão no futebol masculino e feminino, por meio de Coelho (2004) e Poletto et al (2015), e a história dos campeonatos femininos de maior relevância no Brasil. São utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental, para a contextualização teórica, e o protocolo metodológico da Análise de Conteúdo, para a análise das transmissões. Os resultados obtidos apontam a necessidade da mídia de observar e tratar as atletas como profissionais, adotando uma visão crítica para quebrar os padrões de gênero que configuram a sociedade brasileira atual.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to answer how the media is responsible for building the image of female soccer players through broadcasts of official championship matches on television. The broadcasts of the 2021 Brasileirão and women's Libertadores finals, which took place on September 26 and November 21, respectively, are analyzed. These are the first editions after the rapid rise of the sport in 2019 and with the public returning after the pandemic period. The main themes covered are identities and women's soccer, based on Mills (2014) and Silva (2020), radio and television broadcasts on men's and women's soccer, through Coelho (2004) and Poletto et al (2015 ), and the history of the most relevant women's championships in Brazil Bibliographic and documentary research is used for theoretical contextualization, and the Content Analysis methodological protocol is used to analyze transmissions. The results obtained point to the need for the media to observe and treat athletes as professionals, adopting a critical view to break the gender patterns that shape current Brazilian society.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJORNALISMO ESPORTIVOpt_BR
dc.subjectFUTEBOLpt_BR
dc.subjectMULHERES NO ESPORTEpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.titleA construção da imagem das jogadoras de futebol brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508054-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,7 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.