Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Luis Carlos dos Passos
dc.contributor.authorSilveira, Michelle Almeida da
dc.date.accessioned2024-06-11T12:05:20Z-
dc.date.available2024-06-11T12:05:20Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26092-
dc.description.abstractO foco central deste estudo é a figura icônica de Alexandre, o Grande, cuja vida tem sido objeto de fascínio ao longo dos séculos - através do estudo das representações cinematográficas em Alexander the Great (1956), dirigido por Robert Rossen, e Alexander (2004), dirigido por Oliver Stone. Alexandre, o Grande, monarca macedônio do século IV a.C., é conhecido por suas notáveis conquistas militares e pela disseminação da cultura helênica em vastas regiões, como o Oriente Médio, Ásia Central, Egito e Índia. Sua figura histórica complexa gerou ao longo do tempo diversas interpretações, e o cinema é um meio poderoso para explorar e comunicar essas perspectivas. A análise das representações cinematográficas de Alexandre, apresentadas nestes dois filmes produzidos com quase cinquenta anos de diferença, não apenas revela os aspectos militares do líder, mas também aborda temas subjacentes como suas estratégias de comando, seu poder, amizade e intercâmbios culturais que marcaram as suas campanhas. Ao examinar obras produzidas em tempos e contextos distintos, como Alexander the Great, durante a Guerra Fria, e Alexander, durante a Guerra ao Terror, temos a oportunidade de discernir nuances das representações culturais de Alexandre na cena cinematográfica norte-americana, explorando como contribuem para a construção de sua imagem, à luz dos aspectos históricos, culturais e cinematográficos, a fim de oferecer uma compreensão abrangente do tema.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectFILMES HISTÓRICOS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectHISTÓRIA E CINEMApt_BR
dc.titleAlexandre, o Grande no cinema: representações culturais e encontros entre oriente e ocidente na construção de sua imagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508104-Texto+completo-0.pdfTexto completo5,83 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.