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https://hdl.handle.net/10923/26125
Tipo: | masterThesis |
Título: | An interdisciplinary analysis of behavioral genetics: bridging philosophy and science |
Autor(es): | Cotanda, Vicente Dall'igna |
Orientador: | Oliveira Junior, Nythamar Hilario Fernandes de Guilherme, Alexandre Anselmo |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Data de Publicação: | 2024 |
Palavras-chave: | GENÉTICA HUMANA - ASPECTOS SOCIAIS BIOLOGIA - ASPECTOS FILOSÓFICOS FILOSOFIA DA CIÊNCIA GENÉTICA PSICOLOGIA GENÉTICA |
Resumo: | Esta dissertação examina a histórica e contínua discussão sobre natureza versus criação (nature vs nature debate), examinando suas raízes desde a filosofia grega antiga até os mais recentes avanços em genética comportamental. De uma perspectiva filosófica, o presente trabalho examina a interação entre genética e ambiente na formação do comportamento humano, analisando os fundamentos conceituais, as metodologias e as descobertas da genética comportamental. Este trabalho considera que a pesquisa em genética comportamental, que visa explorar as forças constitutivas da natureza e criação, é construída de forma interdisciplinar, destacando os desafios epistemológicos de entender o desenvolvimento das diferenças psicológicas humanas. Ao integrar insights de várias disciplinas, essa dissertação visa conectar a ciência com a filosofia para aprimorar a clareza conceitual da genética comportamental e demonstrar sua relevância para discussões filosóficas, científicas e sociais. This thesis examines the historical but ongoing nature vs. nurture debate, tracing its roots from ancient Greek philosophy through the latest advancements in behavioral genetics. From a philosophical perspective, it examines the interplay between genetics and environment in shaping human behavior, analyzing the conceptual foundations, methodologies, and findings of behavioral genetics. This work also considers how research in behavior genetics, which aims to explore the constitutive forces of nature and nurture, is constructed interdisciplinarily, highlighting the epistemological challenges of understanding the development of human psychological differences. By integrating insights from various disciplines, this work aims to connect science with philosophy to enhance the conceptual clarity of behavioral genetics and demonstrate its relevance to broader philosophical and scientific discussions. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/26125 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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