Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26192
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCassol, Ivone Maria-
dc.contributor.authorPacheco, Christian-
dc.date.accessioned2024-07-04T14:19:35Z-
dc.date.available2024-07-04T14:19:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26192-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca identificar as diferentes visões na divulgação da reeleição de Dilma Rousseff em 2014 pelas revistas Veja e CartaCapital. Foram analisadas duas edições de cada uma das revistas que compreendem a semana anterior e posterior à eleição. Para compreender o jornalismo político e o jornalismo de revistas recorreu-se a contribuições de Matos (2008), Nascimento (2002), Benetti (2007 e 2013), Sosa (2006), Martins (2005), Azevedo (2018), Scalzo (2008) e Conti (1999). O conhecimento teórico é embasado no que dizem McCombs (2004), Traquina (2005), Leal (2007), Pena (2005) e Porto (2004). As teorias do Agendamento, do Enquadramento e da Ação Política colaboram para explicar como agem as revistas. A Análise de Conteúdo, na concepção de Bardin (2016), permite verificar como as publicações constroem suas reportagens sobre os mesmos fatos, mas sob óticas diferentes, valendo-se principalmente do enquadramento que, no caso de Veja, buscou influenciar na própria eleição presidencial.pt_BR
dc.description.abstractThe present research seeks to identify the different views in the dissemination of Dilma Rousseff's reelection in 2014 by the magazines Veja and CartaCapital. We analyzed two editions of each of the magazines that comprise the week before and after the election. To understand political journalism and magazine journalism, contributions by Matos (2008), Nascimento (2002), Benetti (2007 and 2013), Sosa (2006), Martins (2005), Azevedo (2018), Scalzo (2008), and Conti (1999) were used. The theoretical knowledge is based on McCombs (2004), Traquina (2005), Leal (2007), Pena (2005) and Porto (2004). The theories of Scheduling, Framing and Political Action collaborate to explain how the magazines act. Content Analysis, in the conception of Bardin (2016), allows us to verify how the publications build their reports on the same facts, but from different points of view, using mainly the framing that, in the case of Veja, sought to influence the presidential election itself.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectDILMA ROUSSEFFpt_BR
dc.subjectVEJApt_BR
dc.subjectCARTACAPITALpt_BR
dc.subjectJORNALISMO DE REVISTApt_BR
dc.subjectANÁLISE DE CONTEÚDOpt_BR
dc.subjectELEIÇÃO 2014pt_BR
dc.subjectJOURNALISMen_US
dc.subjectMAGAZINE JOURNALISMen_US
dc.subjectCONTENT ANALYSISen_US
dc.subject2014 ELECTIONen_US
dc.titleA reeleição de Dilma Rousseff em 2014: análise da maneira como as revistas Veja e CartaCapital divulgaram o resultado da eleiçãopt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece nas Coleções:TCC Jornalismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_1_CHRISTIAN_PACHECO_TCC.pdfTexto completo1,35 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.