Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26192
Type: Monografia
Title: A reeleição de Dilma Rousseff em 2014: análise da maneira como as revistas Veja e CartaCapital divulgaram o resultado da eleição
Author(s): Pacheco, Christian
Advisor: Cassol, Ivone Maria
Issue Date: 2021
Keywords: JORNALISMO
DILMA ROUSSEFF
VEJA
CARTACAPITAL
JORNALISMO DE REVISTA
ANÁLISE DE CONTEÚDO
ELEIÇÃO 2014
JOURNALISM
MAGAZINE JOURNALISM
CONTENT ANALYSIS
2014 ELECTION
Abstract: A presente pesquisa busca identificar as diferentes visões na divulgação da reeleição de Dilma Rousseff em 2014 pelas revistas Veja e CartaCapital. Foram analisadas duas edições de cada uma das revistas que compreendem a semana anterior e posterior à eleição. Para compreender o jornalismo político e o jornalismo de revistas recorreu-se a contribuições de Matos (2008), Nascimento (2002), Benetti (2007 e 2013), Sosa (2006), Martins (2005), Azevedo (2018), Scalzo (2008) e Conti (1999). O conhecimento teórico é embasado no que dizem McCombs (2004), Traquina (2005), Leal (2007), Pena (2005) e Porto (2004). As teorias do Agendamento, do Enquadramento e da Ação Política colaboram para explicar como agem as revistas. A Análise de Conteúdo, na concepção de Bardin (2016), permite verificar como as publicações constroem suas reportagens sobre os mesmos fatos, mas sob óticas diferentes, valendo-se principalmente do enquadramento que, no caso de Veja, buscou influenciar na própria eleição presidencial.
The present research seeks to identify the different views in the dissemination of Dilma Rousseff's reelection in 2014 by the magazines Veja and CartaCapital. We analyzed two editions of each of the magazines that comprise the week before and after the election. To understand political journalism and magazine journalism, contributions by Matos (2008), Nascimento (2002), Benetti (2007 and 2013), Sosa (2006), Martins (2005), Azevedo (2018), Scalzo (2008), and Conti (1999) were used. The theoretical knowledge is based on McCombs (2004), Traquina (2005), Leal (2007), Pena (2005) and Porto (2004). The theories of Scheduling, Framing and Political Action collaborate to explain how the magazines act. Content Analysis, in the conception of Bardin (2016), allows us to verify how the publications build their reports on the same facts, but from different points of view, using mainly the framing that, in the case of Veja, sought to influence the presidential election itself.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26192
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