Resumo: | Esta monografia analisa como a mulher jornalista foi representada no cinema na década de 2010. O corpus é composto por filmes baseados em fatos reais com produção ou co-produção estadunidense. Por meio da análise fílmica, proposta por Vanoye e Goliot-Lété, observamos a trajetória de três mulheres jornalistas em três filmes: Uma Guerra Pessoal ( A Private War, 2018), Spotlight: Segredos Revelados ( Spotlight , 2015) e O Escândalo ( Bombshell , 2019). Assim, relacionamos cada personagem com uma categoria. São elas, respectivamente: relacionamentos pessoais, subalternidade e assédio. É possível observar que a quarta onda do movimento feminista colocou as mulheres em evidência e fez com que suas histórias tivessem destaque, inclusive no cinema. Porém, seus papéis ainda refletem antigos padrões de gênero, como a subalternidade e o antagonismo entre família e trabalho. This monograph analyzes how female journalists were represented in movies during the 2010’s decade. The corpus is made by movies based on real facts with north-american’s production or co-production. Through filmic analysis, proposed by Vanoye and Goliot Lété, we investigate the trajectory of three female journalists in three movies: A Private War (2018), Spotlight (2015) and Bombshell (2019). Each character is related to a category. The categories are, respectively: personal relationships, subordination and harassment. It’s possible to observe that the fourth-wave feminism put women in evidence and made their stories heard, including in cinema. But, the characters still repeat genre stereotypes, like subordination and the antagonism between family and work. |