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dc.contributor.advisorFochezatto, Adelaren_US
dc.contributor.authorAlencastro, Luciano Delfinien_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:13Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:13Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2623-
dc.description.abstractNos últimos anos têm sido intensificados os estudos que avaliam as causas do crescimento e desenvolvimento econômico das nações. A percepção da importância da educação neste processo tem motivado o surgimento de novas técnicas que avaliam tanto quantitativamente como qualitativamente os sistemas educacionais. No caso do Brasil um dos interesses da administração pública em relação à educação superior é justamente a inclusão dos jovens no ensino superior. Uma das formas de inclusão pode ser através da redução dos custos do ensino superior privado, tornando as mensalidades mais acessíveis à população, especialmente a de menor renda. A alocação eficiente dos recursos é um caminho para a redução dos custos das instituições. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência dos cursos de graduação de uma universidade privada, utilizando a análise envoltória de dados, uma técnica matemática baseada em programação linear, muito utilizada para avaliar a eficiência relativa de unidades administrativas e no setor público. Está técnica permite uma avaliação nos termos de minimização de insumos, mantendo fixo o nível de produto e/ou maximizar o produto mantendo fixo o nível de insumo. A partir dos resultados é possível elaborar uma curva de eficiência relativa, gerando assim um ranking entre os cursos, indicando os que estão na fronteira de eficiência e aqueles que se encontram abaixo desta fronteira. Neste sentido torna-se possível sugerir soluções para o aumento da eficiência.pt_BR
dc.description.abstractIn the last years it has been well-known the intensification of studies that evaluate the causes of the growth and economical development of the nations. The perception of the importance of the education in that process has been motivating the appearance of techniques that allow to quantify and to qualify the education systems. Besides, in Brazil one of the concerns is to include those that are out of the education system. An inclusion form in the private universities is to turn the cost of the monthly fees accessible to the population, especially to the one of smaller income. An efficient allocation of the resources can be a road for the reduction of those costs. This work has the objective of evaluating the administrative units of a private university using the data envelopment analysis, this is a mathematical technique based in linear programming and it has been used to evaluate the relative efficiency of public administrative units or private. It allows an evaluation in terms of minimization of inputs, maintaining fixed the level of products, or of maximization of the product, maintaining fixed the level of inputs. Its results make possible the elaboration of a curve of relative efficiency among the most efficient units and the identification of the units that are below this curves, making possible to suggest solutions for the increase of its efficiency. This study makes an empiric analysis of the relative efficiency of degree courses of an university, suggesting various options for its administration.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectECONOMIApt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIOR - ASPECTOS ECONÔMICOSpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADES PARTICULARESpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.titleEficiência na gestão de recursos em instituições privadas de ensino superior: estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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