DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Morosini, Marília Costa | - |
dc.contributor.author | Silveira, Brenda Henz | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:09:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26342 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou compreender o papel do docente que atua na educação infantil com crianças de zero aos 3 anos no processo de auxiliar seu desenvolvimento a partir do planejamento de sua ação pedagógica. E com os objetivos específicos buscou-se compreender o processo de desenvolvimento infantil da primeira infância, bem como, conhecer as principais práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes que atuam em turmas de berçário e maternal, assim como, compreender o papel do professor no desenvolvimento da criança na primeira infância a partir de abordagens teóricas, como também, analisar o papel do professor no desenvolvimento das crianças de zero aos 3 anos na educação infantil, segundo a percepção de docentes. O referencial teórico abordou sobre a etapa da educação infantil, o desenvolvimento humano na primeira infância, a abordagem Emmi Pikler e a proposta Elinor Goldschmied, assim como, o papel do educador frente ao desenvolvimento da criança no contexto da educação infantil, baseando-se nos seguintes autores: PAPALIA (2013), GONZALEZ-MENA (2014; 2015), FALK (2021), GOLDSCHMIED E JACKSON (2006), MAJEM E ÒDENA (2010) e FOCHI (2018). A abordagem metodológica deste trabalho é qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, pela plataforma do “Google Forms”. Participaram da pesquisa quatro docentes que atuam em turmas de berçário e maternal, em escola de educação infantil, pertencente a rede privada do munício de Porto Alegre/RS. Os resultados encontrados a partir da realização da presente pesquisa são: as professoras reconhecem a sua importância e influência no processo de desenvolvimento das crianças que estão aos seus cuidados; tem conhecimento sobre os princípios da abordagem de Emmi Pikler e da proposta de Elinor Goldschmied; organizam práticas pedagógicas com intencionalidade, por exemplo, o cesto de tesouros, brincar heurístico - tapetes, exploração livre e contextos brincantes; valorizam os momentos de cuidados individuais. Desse modo, por meio do estabelecimento do vínculo e da confiança no momento dos cuidados, entre o educador e as crianças, assim como, ao proporcionar descobertas, investigações e experiências, por meio dos contextos brincantes com intencionalidade, os bebês e crianças bem pequenas se desenvolvem de maneira saudável e em sua integralidade no contexto da escola de educação infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO INFANTIL | pt_BR |
dc.subject | EMMI PIKLER | pt_BR |
dc.subject | ELINOR GOLDSCHMIED | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.subject | PRIMEIRA INFÂNCIA | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORAS | pt_BR |
dc.title | A influência docente no processo de desenvolvimento da criança na primeira infância em escola de educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | - |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | - |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | - |
dc.degree.local | Porto Alegre | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
dc.degree.date | 2021/2 | - |
dc.degree.graduation | Pedagogia | - |
Appears in Collections: | TCC Pedagogia
|