Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26513
Type: Monografia
Title: Aproximações entre a comunicação estratégica e o design thinking
Author(s): Schuster, Ana Paula
Advisor: Pagnussatt, Denise
Issue Date: 2021
Keywords: COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
INOVAÇÃO
STRATEGIC COMMUNICATION
DESIGN THINKING
INNOVATION
Abstract: A concorrência acirrada do mercado e mudanças globais constantes promovem desafios, exigindo novas propostas da comunicação estratégica. As organizações, à medida que enfrentam adversidades, anseiam por modelos e processos de gestão eficientes para a elaboração de planejamentos mais coerentes e assertivos de comunicação. Em adição às condições de planejamento organizacional, existe a busca constante pela inovação, para assegurar os níveis de eficiência. A partir disso, estudamos a metodologia do Design Thinking (DT) e quais seriam suas contribuições para os processos de desenvolvimento da comunicação estratégica. Portanto, para o presente estudo, propomos três problemas de pesquisa que visam responder: Como ocorrem os processos da comunicação estratégica de forma inovadora? Quais as especificidades e processos da metodologia do Design Thinking? E, quais os processos que a comunicação estratégica pode utilizar para seu benefício, a partir do uso da metodologia de DT? Através da construção desses questionamentos, definimos como objetivos: Compreender como a comunicação estratégica pode ser caracterizada como inovadora; identificar os processos e especificidades da metodologia do Design Thinking; E, analisar as aproximações entre a comunicação estratégica e a metodologia do DT. A presente monografia é uma pesquisa exploratória que utiliza técnicas de coleta bibliográfica e entrevista em profundidade. Um dos resultados obtidos nesse estudo demonstra que as aproximações entre a comunicação estratégica e o Design Thinking são possíveis. Identificamos potencialidades na área da comunicação a partir do uso dos processos que integram a metodologia do DT, como a pesquisa, escuta empática e criação de protótipos.
The strong market competition and the constant global change trigger challenges that require new perspectives of the strategic communication. As organizations face adversity, they yearn for efficient management models and processes to develop coherent and assertive communication. Besides the organization management, there is a constant search for innovation to ensure efficiency. In accordance, this work aims to analyze the Design Thinking methodology and what the contributions to the strategic communication would be. Therefore, this monograph proposes to answer three main questions: How do strategic communication processes occur in an innovative way? What are the Design Thinking specificities? Which processes from the Design Thinking methodology the strategic communication can use in its benefit? Through the development of these questions, we defined objectives: Understand how strategic communication can be characterized as innovative; identify the processes and specificities of the Design Thinking methodology; and, lastly, analyze the approximations between strategic communication and the DT methodology. This monograph is an exploratory research that uses techniques of bibliographic research and in-depth interview. One of the results of this study is that the approximations between strategic communication and Design Thinking are possible. Potentialities in the communication area were identified through the use of processes that integrate the DT methodology, such as research, empathic listening and prototyping.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26513
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