Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26516
Tipo: Monografia
Título: (Re)pensar a comunicação no contexto interno das organizações e sua relação/influência na/para a reputação organizacional
Autor(es): Dalbem, Eduardo Avila
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO INTERNO
REPUTAÇÃO
HUMANIZAÇÃO
PUBLIC RELATIONS
COMMUNICATION IN THE INTERNAL CONTEXT
REPUTATION
HUMANIZATION
Resumo: O tema da monografia trata sobre a Comunicação no Contexto Interno das organizações e a Reputação e têm como objetivos: refletir sobre a papel/influência da comunicação no contexto interno para a reputação de uma organização; 2) analisar se as pesquisas de/sobre reputação consideram a comunicação no contexto interno das organizações, numa perspectiva humanizada e humanizadora; E, 3) evidenciar se a expressão 'comunicação interna', recorrente nas pesquisas de mercado, revela a sua real dimensão e abrangência nas práticas das organizações. Para atendermos aos objetivos propostos, recorremos à pesquisa exploratória, técnicas de levantamento bibliográfico e documental, e à técnica de questionário com questões abertas (GIL, 2002). Realizamos uma análise de pesquisas de mercado recentes sobre as temáticas de comunicação interna e reputação, publicadas entre março de 2020 e março de 2021. Igualmente, ‘ouvimos’ (grifo nosso) três profissionais, especialistas da área da comunicação. Com base no referencial teórico, na análise das pesquisas e nas respostas dos profissionais, destacamos algumas possibilidades de contribuições da Comunicação no Contexto Interno para a Reputação das organizações, principalmente por envolverem confiança, diálogo, escuta e relacionamento que se constituem, sob a nossa perspectiva, nos elementos basilares e essenciais da área.
The monograph’s theme deals with Communication in the Internal Context and the Reputation of organizations and aims to: reflect on the role/influence of communication in the internal context for an organization's reputation; 2) analyze if the researches of/on reputation consider communication in the internal context of organizations, in a humanized perspective and 3) show if the expression 'internal communication' reveals it’s real dimension and scope in the organizations' practices. We’ve chosen this theme because we understand that communication practices in the internal context, as well as the appreciation, listening and humanization of employees can contribute to the construction and maintenance of reputation. To answer the objectives, we used the exploratory research, bibliographic and documentary survey techniques, and the technique of questionnaire with open questions (GIL, 2002). We’ve studied recent market research about internal communication and reputation that were published between March 2020 and March 2021. To help us answer the proposed questions, we listened to three communication experts who made important contributions. Based on the theoretical framework, the analysis of the surveys and the information from the questionnaire, we highlight some possibilities and contributions for Communication in the Internal Context and Reputation of organizations, mainly because they involve trust, dialogue, listening and relationships that are, from our perspective, the basic and essential elements of the area.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26516
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