Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26529
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDi Fanti, Maria da Glória Corrêa-
dc.contributor.authorMaciel, Thales Pereira-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:04:35Z-
dc.date.available2024-08-22T12:04:35Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26529-
dc.description.abstractNo século XX, Mikhail Bakhtin e o Círculo aproximaram a linguagem e a linguística da filosofia de modo aprofundado como forma de observá-las em uma região de fronteira, abordagem bastante inovadora à época. Inspirado nessa perspectiva, aproximamos também a discussão proposta por esse Grupo sobre as relações eu e outro na aula de produção textual em Língua Portuguesa, partindo das seguintes perguntas norteadoras: (i) De que forma as ideias de Bakhtin e o Círculo podem contribuir para nortear o trabalho de desenvolvimento de produção textual na sala de aula?; e (ii) Qual é a influência da relação tensiva entre o eu e o outro — professor e aluno, como sujeitos discursivamente constituídos, ativos e envolvidos — no desenvolvimento da produção textual? Para responder a essas perguntas, propomos o seguinte objetivo geral: investigar a problemática instaurada no desenvolvimento de competências de produção textual em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, verificando como os estudos de Bakhtin e o Círculo contribuem para uma possível melhoria no processo de ensino-aprendizagem dessas competências. Este objetivo desmembra-se em dois objetivos específicos: a) Verificar a relevância de conceitos bakhtinianos, como alteridade e dialogismo, no âmbito do ensino de produção textual; e b) Propor subsídios teórico-didáticos, respaldados nos pressupostos bakhtinianos, para o ensino de produção textual na escola. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, realizamos uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica, com apoio dos textos de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Esse amparo dos estudos filosóficos, sociológicos e linguísticos permitiu a análise dessa perspectiva no desenvolvimento de produção textual no contexto de sala de aula. Tornaram-se imprescindíveis a este trabalho conceitos como alteridade, dialogismo, heterodiscurso, gêneros do discurso, cronotopo e enunciado. Exploramos o trabalho de produção textual em sala de aula com uma reflexão acerca da necessidade de desenvolver as habilidades necessárias para um satisfatório desempenho linguístico na escrita e chegamos à conclusão de que não se pode ignorar a relação tensiva entre os sujeitos discursivos envolvidos no processo, pois o princípio alteritário bakhtiniano, tão caro ao se analisar relações dialógicas, é preponderante no processo de ensino-aprendizagem de produção textual. Nossa pesquisa mostrou que Bakhtin e o Círculo contribuem de forma muito profícua com uma óptica pedagógica emancipatória ao se trabalhar produção textual, embora entendamos que essa aproximação para examinar a influência da ambivalência dialógica dos sujeitos na propositura e recepção de devolutivas de redação possa ainda ser aprimorada por um estudo exploratório, com amostragem de produções e intervenções junto aos alunos.pt_BR
dc.description.abstractIn the 20th century, Mikhail Bakhtin and the Circle approached language and linguistics from a philosophical standpoint, a deeply innovative approach at the time. Inspired by this perspective, we also approach the discussion proposed by this Group on the relations between self and other in the Portuguese language writing class, based on the following guiding questions: (i) How can Bakhtin's and the Circle's ideas contribute to guiding the development of textual production in the classroom?; and (ii) What is the influence of the tension-filled relationship between self and other — teacher and student, as discursively constituted, active, and involved subjects — on the development of textual production? To address these questions, we propose the following general objective: to investigate the issues arising in the development of textual production competencies in students in the final years of Elementary School, examining how Bakhtin's and the Circle's studies contribute to a possible improvement in the teaching-learning process of these competencies. This objective is broken down into two specific objectives: a) To verify the relevance of Bakhtinian concepts, such as otherness and dialogism, in the teaching of textual production; and b) To propose theoretical-didactic subsidies, based on Bakhtinian assumptions, for the teaching of textual production in schools. Regarding the methodological procedures, we conducted a qualitative and bibliographic research, supported by the texts of Mikhail Bakhtin and the Circle. This support from philosophical, sociological, and linguistic studies allowed the analysis of this perspective in the development of textual production in the classroom context. Concepts such as otherness, dialogism, heterodiscourse, discourse genres, chronotope, and utterance became indispensable to this work. We explored textual production in the classroom with a reflection on the need to develop the necessary skills for satisfactory linguistic performance in writing, and we concluded that the tension-filled relationship between the discursive subjects involved in the process cannot be ignored, as the Bakhtinian principle of otherness, so dear when analyzing dialogical relations, is paramount in the teaching-learning process of textual production. Our research showed that Bakhtin and the Circle contribute very fruitfully to an emancipatory pedagogical perspective when working on textual production, although we understand that this approach to examining the influence of dialogical ambivalence of subjects in the proposition and reception of writing feedback can still be improved through an exploratory study, with sampling of productions and interventions with students.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectPRODUÇÃO TEXTUALpt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectTEXTOSpt_BR
dc.titleAlteridade nas aulas de produção textual: uma perspectiva Bakhtiniana emancipatóriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIS_THALES_PEREIRA_MACIEL_COMPLETO.pdfTexto completo1,56 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.