Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26544
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPuhl, Paula-
dc.contributor.authorRamos, Rafaela de Almeida-
dc.date.accessioned2024-08-23T16:49:55Z-
dc.date.available2024-08-23T16:49:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26544-
dc.description.abstractEste estudo investiga as complexas relações entre consumidores e o mercado de fast fashion no Brasil, concentrando-se na interação específica dos consumidores com a marca Zara no contexto da moda contemporânea. O trabalho explora conceitos fundamentais de moda, marca e marketing de moda, destacando a evolução do papel da marca na dinâmica do consumo moderno. A pesquisa adotada possui uma abordagem exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental para a construção teórica do tema. Essa base teórica serve como guia para a etapa empírica, que envolve a coleta de dados por meio de um questionário aplicado no período de 8 a 13 de outubro de 2023, com a participação de 100 respondentes. Além disso, complementando o embasamento, uma entrevista foi conduzida com um profissional do setor, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada do mercado de varejo no Brasil. A análise dos dados coletados, foi realizada considerando as categorias: formas de consumo, experiência de compra online e offline, e a interação dos consumidores com a marca Zara. No cenário do marketing de moda, o estudo revela que as marcas transcendem a mera representação visual, tornando-se diferenciadores essenciais que influenciam as decisões de compra. O marketing não se limita à transação comercial, mas busca estabelecer relacionamentos profundos, conectando-se emocionalmente com os consumidores. Diante das mudanças na moda, como globalização e mídias sociais, as marcas não são apenas produtos, mas narrativas incorporadas. Assim nota-se que a construção de relação entre marca Zara e consumidores se torna independe de outros fatores práticos que poderiam gerar uma não compra, mantendo a fidelidade do cliente.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the complex relationships between consumers and the fast fashion market in Brazil, focusing on the specific interaction of consumers with the Zara brand in the context of contemporary fashion. The work explores fundamental concepts of fashion, brand and fashion marketing, highlighting the evolution of the role of the brand in the dynamics of modern consumption. The research adopted has an exploratory approach, based on a bibliographical review and documentary analysis for the theoretical construction of the theme. This theoretical basis serves as a guide for the empirical stage, which involves collecting data through a questionnaire applied between October 8 and 13, 2023, with the participation of 100 respondents. In addition, an interview was conducted with a professional in the sector, contributing to a more indepth understanding of the retail market in Brazil. The data collected was analyzed considering the following categories: forms of consumption, online and offline shopping experience, and consumer interaction with the Zara brand. In the fashion marketing scenario, the study reveals that brands transcend mere visual representation, becoming essential differentiators that influence purchasing decisions. Marketing is not limited to commercial transactions, but seeks to establish deep relationships, connecting emotionally with consumers. Faced with changes in fashion, such as globalization and social media, brands are not just products, but embodied narratives. This means that the relationship between the Zara brand and consumers becomes independent of other practical factors that could lead to non-purchase, maintaining customer loyalty.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMODApt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectFAST FASHIONpt_BR
dc.subjectZARApt_BR
dc.subjectRELACIONAMENTOpt_BR
dc.subjectFASHIONen_US
dc.subjectRELATIONSHIPen_US
dc.titleA relevância do fast fashion para os consumidores: um estudo sobre o relacionamento entre consumidores e a marca de moda Zarapt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2023/2-
dc.degree.graduationRelações Públicas-
Aparece en las colecciones:TCC Relações Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023_2_RAFAELA_DE_ALMEIDA_RAMOS_TCC.pdfTexto completo1,44 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.