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dc.contributor.advisorAzevedo, Susana Gib-
dc.contributor.authorSantos, Vitória Guasselli dos-
dc.date.accessioned2024-08-27T17:58:38Z-
dc.date.available2024-08-27T17:58:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26571-
dc.description.abstractO presente estudo objetiva verificar se ocorreu a influência de pânico moral através de mídias sociais digitais sobre os indivíduos no período da pandemia de Covid-19, entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, buscando identificar as percepções e experiências dos indivíduos pertencentes à geração Baby Boomers até a Z. Apresenta o relato sintetizado das notícias transmitidas e dos decretos estabelecidos mundial, nacional e regionalmente; além de discorrer a temática por meio da literatura correspondente, indicando as concepções e ações relacionadas a prática de pânico moral, o papel desenvolvido pela mídia e a relevância da informação no contexto midiático. A metodologia fundamenta-se em pesquisa do tipo exploratória, por meio do método qualitativo e estudo de caso, com as técnicas de coleta de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista individual. Sendo a análise de conteúdo a técnica para interpretação e análise dos dados coletados. As entrevistas individuais foram empregues a sete pessoas entre 16 e 63 anos de idade. Concluiu se que, o pânico moral exerceu influência, através das transmissões das mídias digitais em um respondente e apenas no início do período pandêmico, o qual afirmou sentir o sentimento de pânico. Entretanto, ao longo da avaliação do cenário midiático o mesmo discorreu que as informações eram exacerbadas e suspendeu a interferência dessa ferramenta em suas concepções. Em síntese, não houve pânico moral efetivamente ao longo do período delimitado sobre nenhum entrevistado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to verify whether there was the influence of moral panic through digital social media on the population of Rio Grande do Sul in the period of the Covid 19 pandemic between February 2020 and February 2021, seeking to identify the perceptions and experiences of individuals belonging to the Baby Boomers generation until Z. Presents the synthesized reports of broadcast news and decrees established worldwide, nationally and regionally; in addition to discussing the theme through the corresponding literature, indicating the conceptions and actions related to the practice of moral panic, the role played by the media and the relevance of information in the media context. The methodology is based on exploratory research, through the qualitative method and case study, with the techniques of collection of bibliographical research, documentary and individual interview. Content analysis being the technique for interpreting and analyzing the collected data. Individual interviews were used with seven people between 16 and 63 years old. It was concluded that moral panic exerted an influence, through digital media transmissions on a interviewee and only at the beginning of the pandemic period, because he claimed to feel the feeling of panic. However, during the evaluation of the media scenario, he stated that the information was exacerbated and suspended the interference of this tool in his conceptions. In summary, there was no actual moral panic over the delimited period for any respondent.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPÂNICO MORALpt_BR
dc.subjectMÍDIA DIGITALpt_BR
dc.subjectINFLUÊNCIApt_BR
dc.subjectDECRETOSpt_BR
dc.subjectNOTÍCIASpt_BR
dc.subjectPANDEMIA COVID-19pt_BR
dc.subjectMORAL PANICen_US
dc.subjectDIGITAL MEDIAen_US
dc.subjectINFLUENCEen_US
dc.subjectDECREESen_US
dc.subjectNEWSen_US
dc.subjectCOVID-19 PANDEMICen_US
dc.titleA pandemia de Covid-19, o pânico moral e as mídias sociais digitaispt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

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