Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26574
Tipo: Monografia
Título: Retro Machina: o processo criativo e as etapas de desenvolvimento de um jogo indie
Autor(es): Lima, Nicolas Julian Rohleder de
Orientador: Oliveira, Danusa Almeida de
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: JOGOS ELETRÔNICOS
JOGOS INDIE
PROCESSO CRIATIVO
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
TECNOLOGIA
RETRO MACHINA
ELECTRONIC GAMES
INDIE GAMES
CREATIVE PROCESS
GAME DEVELOPMENT
TECHNOLOGY
Resumo: O mercado de games, hoje, é mundialmente reconhecido pela sua influência econômica e por tornar-se recorrente na vida de muitas pessoas. Mesmo com um mercado consolidado, a produção de jogos ultrapassa uma série de desafios, sejam de questões orçamentárias, tempo de produção, burocracia legal e distribuição nas plataformas. Um segmento que cresce em paralelo às inovações tecnológicas e o contexto de isolamento social é o dos jogos independentes (ou indie). Os jogos indie costumam ser idealizados por pequenas equipes e compõem-se, comumente, por entusiastas de videogames. Assim, esse presente trabalho intenciona entender como se dá o processo criativo de um jogo indie e quais as suas etapas de desenvolvimento, em especial, no game Retro Machina. Para isso, buscamos compreender o universo dos jogos eletrônicos, refletir sobre o mercado dos jogos independentes e analisar o processo criativo e as etapas de desenvolvimento que envolvem um game indie. Por conseguinte, pode-se perceber, que o desenvolvimento do game não seguiu uma ordem estrita. Porém, mostrou-se, em sua produção, algumas etapas de desenvolvimento correspondentes às teorias analisadas. A construção, através do processo criativo, gera uma identidade gráfica que se mantém e entrega o que se propõe aos jogadores, seja na atmosfera visual, dos cenários, dos personagens, do enredo, dos desafios e da jogabilidade.
The game market today is globally recognized for its economic influence and for becoming a recurrent part of many people's lives. Even with a consolidated market, the production of games overcomes a series of challenges, be they budget issues, production time, legal bureaucracy, and distribution on platforms. One segment that grows in parallel to technological innovations and the context of social isolation is that of independent (or indie) games. Indie games are usually created by small teams and are usually composed of video game enthusiasts. Thus, this present work intends to understand the creative process of an indie game and its development stages, especially in the game Retro Machina. For this, we sought to understand the universe of electronic games, reflect on the independent games market, and analyze the creative process and the development stages that involve an indie game. Therefore, it can be seen that the development of the game did not follow a strict order. However, it showed, in its production, some stages of development corresponding to the theories analyzed. The construction, through the creative process, generates a graphic identity that is maintained and delivers what is proposed to the players, either in the visual atmosphere, the scenarios, the characters, the storyline, the challenges, and the gameplay.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26574
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_1_NICOLAS_JULIAN_ROHLEDER_DE_LIMA_TCC.pdfTexto completo16,25 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.