Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26578
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dc.contributor.advisorNunes, Ana Cecília Bisso-
dc.contributor.authorSilva, Larisse Alves da-
dc.date.accessioned2024-08-28T16:40:16Z-
dc.date.available2024-08-28T16:40:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26578-
dc.description.abstractA comunicação digital tem ocupado um importante espaço na vida das pessoas, uma vez que as novas tecnologias têm contribuído para transformar a forma com que as empresas e organizações fazem o marketing. Nesse contexto, as mídias sociais têm sido uma ferramenta eficaz para a humanização das marcas. Fenômenos provenientes dela, como os influenciadores digitais, representam usuários comuns das redes que acabaram por ter fama no online (ABIDIN; KARHAWI, 2021). Apoiado nessa estratégia, as marcas criam através da inteligência artificial os seus próprios influenciadores virtuais, que se diferenciam por serem imagens geradas por computadores que dependem de algoritmos para funcionar (DE ANDRADE; RAINATTO; DA SILVA NETO, 2020). Assim, a presente pesquisa apresenta como os influenciadores virtuais transformam a relação do cliente com a marca através de estratégias de marketing digital buscando compreender o posicionamento do consumidor sobre. Para isso, o referencial teórico está baseado em Kotler (2000, 2010 e 2017), Torres (2009 e 2018), Gabriel (2010 e 2020) e Karhawi (2016 e 2017), trazendo todo um conceito sobre a marketing digital e sobre influenciadores digitais e virtuais, buscando entender através de um método de pesquisa qualitativa a percepção de consumidores sobre os influenciadores robôs das marcas. Analisamos especificamente a Lu do Magalu no TikTok, e percebemos que, quando o influenciador virtual se mostra humano, de corpo inteiro, com sentimentos, os consumidores se sentem mais próximos.pt_BR
dc.description.abstractDigital communication has been occupying an important part in people's lives as technologies help to transform the way companies and organizations do marketing. In this way, social media has been an effective tool in humanizing brands. It's phenomenon, such as digital influencers, represent users that gain fame from being online. (ABIDIN; KARHAWI, 2021). Based on this strategy, brands create their own virtual influencers through artificial intelligence, which it's different in a way that is generated by computers that depend on algorithms to function properly. (DE ANDRADE; RAINATTO; DA SILVA NETO, 2020). This research aims to introduce how virtual influencers transform the consumers relationship with brands through digital marketing strategies that seek to understand the clients view. The theoretical base is based on Kotler (2000, 2010 e 2017), Torres (2009 e 2018), Gabriel (2010 e 2020) e Karhawi (2016 e 2017), bringing the concept of digital marketing and digital and virtual influencers, aiming to understand through a qualitative research method, the perception of consumers about robot influencers on brands. To make the study tangible, we analyzed specifically Lu from Magalu on TikTok, realizing that when a virtual influencer is more human, with a full body and feelings, the consumer tends to feel closer.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPUBLICIDADE E PROPAGANDApt_BR
dc.subjectMARKETING DIGITALpt_BR
dc.subjectMÍDIAS SOCIAISpt_BR
dc.subjectINFLUENCIADORES VIRTUAISpt_BR
dc.subjectLU DO MAGALUpt_BR
dc.subjectTIKTOKpt_BR
dc.subjectADVERTISING AND MARKETINGen_US
dc.subjectDIGITAL MARKETINGen_US
dc.subjectSOCIAL MEDIAen_US
dc.subjectVIRTUAL INFLUENCERSen_US
dc.subjectLU FROM MAGALUen_US
dc.titleMarketing digital e o uso de influenciadores virtuais pelasmarcas: a Lu do Magalu no TikTokpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
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