Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26583
Tipo: Monografia
Título: TikTok como ferramenta de propaganda: estratégias das marcas Magazine Luiza, Dunkin Donuts e Netflix no TikTok
Autor(es): Silveira, Eduarda Guimarães Amaro da
Orientador: Kurtz, Gabriela Birnfeld
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
TIKTOK
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
MARCAS
COMMUNICATION
ADVERTISING
CONTENT PRODUCTION
BRANDS
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar como se consolida a propaganda dentro do aplicativo TikTok e entender as melhores técnicas e estratégias a serem utilizadas na produção de conteúdo dentro da plataforma, a partir da análise dos vídeos das marcas: Dunkin Donuts, Magazine Luiza e Netflix. Respondendo ao problema de pesquisa: quais as técnicas e estratégias de comunicação podem ser utilizadas pelas marcas no Tiktok para criarem conteúdos propagáveis? Esta pesquisa tem caráter exploratório e utilizou as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica para construção dos capítulos teóricos. Os capítulos 2 e 3 foram embasados em obras dos autores: Shirky, Jenkins, Ford e Green, Burgess, Kotler e Thompson. Para a análise dos perfis, foi utilizada a técnica de pesquisa documental e análise de conteúdo. Após o cruzamento dos dados de engajamento e estratégias utilizadas nos vídeos, percebe-se a importância de participar da cultura do aplicativo na criação de conteúdo, utilizando hashtags, assuntos que são tendência no TikTok ou celebridades e influenciadores.
This work aims to analyze how advertising is consolidated within the TikTok application and understand the best techniques and strategies to be used in the production of content within the platform, based on the analysis of videos from brands: Dunkin Donuts, Magazine Luiza and Netflix. Answering the research question: what communication techniques and strategies can be used by brands on Tiktok to create spreadable content? This research is exploratory in nature and used documentary and bibliographic research techniques to build theoretical chapters. Chapters 2 and 3 were based on the works of the authors: Shirky, Jenkins, Ford and Green, Burgess, Kotler and Thompson. For the analysis of the profiles, the technique of document research and content analysis was used. After crossing the engagement data and strategies used in the videos, it is clear the importance of participating in the application's culture creating content, using hashtags, topics that are trending on TikTok or celebrities and influencers.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26583
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_EDUARDA_GUIMARAES_AMARO_DA_SILVEIRA_TCC.pdfTexto completo943,5 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.