Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26596
Tipo: Monografia
Título: Análise dos fatores que levaram a Tesla a ser referência mundial no mercado automobilístico
Autor(es): Friebel, Nicolas Gimenis
Orientador: Teitelbaum, Ilton
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
MARKETING AUTOMOTIVO
DISRUPÇÃO
TESLA
COMMUNICATION
AUTOMOTIVE MARKETING
DISRUPTION
Resumo: A presente monografia tem como problema de pesquisa identificar e analisar inovações e fatores mercadológicos que levaram a Tesla, Inc. a se tornar referência no mercado automobilístico mundial. Procurando revelar estes pontos, os capítulos a seguir concentram-se em atingir os objetivos deste trabalho, sendo os principais deles: estudar os principais conceitos do marketing automobilístico; conhecer as atuais inovações da indústria; entender o impacto da digitalização na maneira com que nos locomovemos; identificar quem são os disruptores da indústria e porquê e, por fim, pontuar as tendências para o setor de mobilidade. Para tanto, é apresentado primeiro um recorte teórico, com base em pesquisa bibliográfica que aborda conteúdos relacionados ao tema. Essa etapa compreende assuntos desde a criação do primeiro automóvel na Europa, sua massificação nos Estados Unidos e os pontos críticos para a evolução tecnológica e do marketing automobilístico, que juntos, moldaram o mercado como conhecemos. Depois, faz-se a análise das opiniões expressas por especialistas, tanto do mercado quanto da academia, coletadas a partir de entrevistas em profundidade. Entre os resultados encontrados, emergem aspectos como um modelo de negócios baseado em vendas e serviços diretos, sem uso de recursos como publicidade tradicional ou concessionárias. Posicionamento de marca voltado a acelerar a transição do mundo para a energia sustentável. Desempenho baseado em tecnologia, que abrange veículos inteligentes e conectados. Sistemas de direção autônoma, que tem potencial de salvar vidas. Implantação de estações de carregamento. Abrangência dos sistemas de armazenamento de energia para residências e empresas. A combinação de todos esses fatores têm contribuido para que a Tesla se tornasse referência no mercado automotivo mundial.
The present undergraduate thesis has as a research problem identify and analyze innovations and market factors that led Tesla, Inc. to become a world reference in the automobile market. Seeking to reveal these points, the following chapters focus on achieving the objectives of this work, namely: study the basics of automobile marketing; learn about current industry innovations; understand the impact of digitization on the way we locomote; identify who are the industry disruptors, and finally score trends for the commuting sector. Therefore, a theoretical approach is first presented, based on bibliographical research that addresses the content related to the topic. This stage includes matters from the creation of the first automobile in Europe, its massification in the United States and the essential points for the technological evolution and automobile marketing, which together, shaped the market as we know it. Afterwards, there is an analysis of the opinions expressed by experts, both from the market and from the academy, collected from in-depth interview. Among the results found, aspects such as a business model based on direct sales and services emerge, without the use of resources such as traditional advertising or dealerships. Brand positioning aimed at accelerating the world's transition to sustainable energy. Technology-based performance that spans smart and connected vehicles. Autonomous driving systems, which have the potential to save lives. Implementation of charging stations. Coverage of energy storage systems for homes and businesses. The combination of all these factors has contributed to a Tesla becoming a reference in the world automotive market.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26596
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_NICOLAS_GIMENIS_FRIEBEL_TCC.pdfTexto completo1,19 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.