Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26598
Tipo: Monografia
Título: A Cultura de fãs e a comunicação do mercado literário nas mídias sociais: uma análise do booktwitter
Autor(es): Ribeiro, Rafaela Alves
Orientador: Kurtz, Gabriela Birnfeld
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
MÍDIAS SOCIAIS
CULTURA DE FÃS
TWITTER
BOOKTWITTER
COMMUNICATION
SOCIAL MEDIA
FAN CULTURES
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a cultura de fãs e o mercado editorial nas mídias sociais através do fenômeno booktwitter. Como referencial teórico, temos como base as mídias sociais, mais especificamente o Twitter como ferramenta de comunicação, e as marcas no digital, segundo autores como Shirky (2011), Jenkins, Ford, Green (2014), Anderson (2006), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2020), Pullizi (2016) e Rez (2016). Além disso, também buscou-se compreender a cultura de fãs através dos estudos de Jenson (1992), Hills (2002) e Blanar e Glazer (2018), bem como o entendimento do mercado editorial através de fontes documentais como o G1, Publishnews e Câmara Brasileira do Livro. Ademais, em busca de esclarecer o surgimento do booktwitter, foram utilizadas as percepções da própria autora acerca dos conteúdos presentes na mídia social, visto que não foram encontrados materiais acadêmicos sobre esse objeto de estudo. Esta pesquisa possui caráter exploratório-qualitativo e, para dar seguimento ao trabalho, utilizou-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental para obter o contexto dos tópicos supracitados. Por fim, escolheu-se analisar casos que ocorreram entre os anos 2019 e 2021, como o surgimento das editoras Literalize e Épos, no digital; a venda de artigos literários, através da loja virtual Starlight Montra; a manifestação no Twitter contra a editora Galera Record e, por fim, a comunicação da empresa Submarino e suas interações com o público. A partir dessa investigação, foi possível compreender a importância da comunidade para as marcas, bem como identificar a comunicação do mercado editorial dentro das mídias sociais e, também, como o booktwitter se manifesta no digital. Os resultados obtidos indicam um forte engajamento desse público com pautas sociais, preocupação com a qualidade do produto e a transformação das marcas nas mídias digitais. Além disso, percebeu-se que as empresas estão buscando, cada vez mais, a troca de interação e contribuição com seus seguidores através de uma comunicação transparente e assertiva.
The following work aims to understand the fan cultures and the publishing market on social media through the booktwitter phenomenon. As a theoretical reference, we have social media as base, more specifically the Twitter as a tool of communication, and the brands in digital, according to authors such as Shirky (2011), Jenkins, Ford, Green (2014), Anderson (2006), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2020), Pullizi (2016) e Rez (2016). In addition, we also sought to understand the fan cultures through the studies of Jenson (1992), Hills (2002) and Blanar e Glazer (2018), as well as the understanding of the publishing market through documentary sources such as G1, Publishnews and Câmara Brasileira do Livro. Futhermore, in order to clarify the emergence of booktwitter, the author’s own perception about the contents present in social media were used, as no academic materials on this object of study was found. This research has an exploratory-qualitative character and, to continue the work, bibliographic and documentary research methods were used to obtain the context of the aforementioned topics. Finally, we chose to analyse cases that occurred between 2019 and 2021, such as the emergence of the publishers Literalize and Épos, in digital; the sale of literary articles through the Starlight Montra virtual store; the manifestation on Twitter against the publisher Galera Record and, at last, the communication of the company Submarino and its interactions with the public. From this investigation, it was possible to understand the importance of the community for brands, as well as to identify the communication of the publishing market within social media and, also, how booktwitter manifests itself in digital. The results obtained indicate strong engagement of this audience with social movements, concern with product quality and the transformation of brands in digital media. Additionally, it was noticed that companies are increasingly seeking to exchange interaction and contribution with their followers through more transparent and assertive communication.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26598
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