Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26601
Tipo: Monografia
Título: A influência do som na experiência do metaverso a partir do Second Life
Autor(es): Klever, Felipe Aggens
Orientador: Paludo, Ticiano Ricardo
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: SOM
SOUND DESIGN
PAISAGEM SONORA
REALIDADE VIRTUAL
METAVERSO
SECOND LIFE
SOUND
SOUNDSCAPE
VIRTUAL REALITY
METAVERSE
Resumen: Este trabalho de monografia objetiva-se em compreender como se dá a contribuição do som no âmbito do metaverso de forma a contribuir para a experiência. Serão apresentados os principais conceitos relativos a som, paisagem sonora, sound design, realidades imersivas e metaverso. Também será realizada uma introdução ao Second Life, apresentando suas principais características. Este trabalho é do tipo qualitativo e utiliza as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, além da observação não-participante. O embasamento teórico compõe-se essencialmente pelas abordagens de Schafer (2011), Castanheira e Coelho (2012), Paludo (2017), Sinclair (2020), Kirner e Siscouto (2007), Kirner e Tori (2006), Winters (2021), Griffin (2022) e Patterson (2021). Com essa pesquisa, foi possível observar que a utilização do som é capaz de influenciar no nível de imersão de um metaverso, podendo gerar experiências negativas quando mal aplicado. Dessa maneira, a aplicação correta do som no metaverso mostrou-se essencial para a criação de ambientes imersivos.
This monograph aims to understand how sound contributes to the metaverse in order to contribute to the experience. The main concepts related to sound, soundscape, sound design, immersive realities, and metaverse will be presented. An introduction to Second Life and its main features will be also brought. This work is qualitative and uses the techniques of bibliographic and documental research, in addition to non-participant observation. The theoretical basis consists essentially of the approaches of Schafer (2011), Castanheira and Coelho (2012), Paludo (2017), Sinclair (2020), Kirner and Siscouto (2007), Kirner and Tori (2006), Winters (2021), Griffin (2022) and Patterson (2021). Through this research, it was observed that the use of sound is able to influence the immersion level of a metaverse, which can generate negative experiences when poorly applied. Thus, the correct application of sound in the metaverse proved to be essential for the creation of immersive environments.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26601
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