Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26603
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dc.contributor.advisorOliveira, Danusa Almeida de-
dc.contributor.authorCorrent, Gabriela-
dc.date.accessioned2024-09-02T18:41:34Z-
dc.date.available2024-09-02T18:41:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26603-
dc.description.abstractA automatização de processos criativos e tipográficos desde os tipos móveis de Gutenberg gerou no meio comunicacional uma lacuna em relação à individualidade de marcas. Tudo acontece a uma velocidade de produção cada vez mais crescente, onde não sobra espaço para a criação personalizada de marcas ou mesmo para a utilização de técnicas manuais nesse processo. Porém, atualmente, muitas marcas vêm sofrendo com as próprias incoerências quando fala-se de suas estruturas de branding e, por isso, buscam cada vez mais trabalhar de forma aprofundada esse conceito para gerar sensações e cativar seus públicos. Nesta monografia, os conceitos de hand lettering e branding serão expostos a fim de compreender como se conectam ao movimento de valorização de marcas. Para embasar a análise prevista neste trabalho, foram entrevistados dois estúdios de design que possuem contato com os universos citados em seu dia a dia de trabalho. Como resultado, se percebeu que o hand lettering oferece mais do que personalização gráfica para a marca, pois cria valor e vínculos afetivos com o consumidor, apesar de grande parte das empresas ainda optar por técnicas mais rápidas e automatizadas quanto a criação da sua identidade visual.pt_BR
dc.description.abstractThe automation of creative and typographic processes since Gutenberg's movable type created a gap in the communicational environment in relation to the individuality of brands. Everything happens at an ever-increasing production speed, where there is no space left for the personalized creation of brands or even for the use of manual techniques in this process. However, nowadays many brands are suffering from their own inconsistencies when talking about their branding structures and, therefore, increasingly seek to work in depth this concept to generate sensations and captivate their audiences. In this monograph, the concepts of hand lettering and branding will be exposed in order to understand how they connect to the brand appreciation movement. To support the analysis provided for in this work, two design studios that have contact with the mentioned universes in their daily work were interviewed. As a result, it was noticed that hand lettering offers more than graphic customization for the brand, as it creates value and affective bonds with the consumer, although most companies still opt for faster and more automated techniques when creating their visual identity.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTIPOGRAFIApt_BR
dc.subjectHAND LETTERINGpt_BR
dc.subjectBRANDINGpt_BR
dc.subjectMARCApt_BR
dc.subjectIDENTIDADE VISUALpt_BR
dc.subjectTYPOGRAPHYen_US
dc.subjectBRANDen_US
dc.subjectVISUAL IDENTITYen_US
dc.titleHand lettering e branding: a valorização das marcas a partir da produção manual de tipospt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
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