Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26604
Type: Monografia
Title: On runways we wear pink: a metamorfose da cor rosa nos desfiles da marca Versace entre os anos 1990 e 2022
Author(s): Sena, Gian Leonel Ferreira de
Advisor: Puhl, Paula Regina
Issue Date: 2022
Keywords: COMUNICAÇÃO
MODA
IDENTIDADE
COR
ROSA
VERSACE
COMMUNICATION
FASHION
IDENTITY
COLOR
PINK
Abstract: O presente trabalho tem como problema de pesquisa buscar entender como a cor rosa foi sendo compreendida e utilizada pela moda a partir de diferentes perspectivas e não sendo vista mais como sendo somente uma cor ligada às vestimentas femininas, tendo como foco a observação de imagens de desfiles entre os anos de 1990 e 2022, da marca Versace. Para estudar isso, traçamos os seguintes objetivos, como: compreender como se estabelece a linguagem da cor, contextualizar a mesma em diferentes culturas e grupos sociais, estabelecer como a cor é percebida em diferentes culturas e grupos sociais, relacionar o uso das cores na arte e na moda. Também foi estudado como a moda se relaciona com a sociedade, o contexto da sua influência para a construção da identidade dos indivíduos. E, a partir disso, a definição do rosa como nosso objeto de pesquisa, nos levou a contextualizar a representação deste através da moda e da mídia. A monografia utiliza-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental para o levantamento do referencial teórico. Por fim, seguindo a pesquisa exploratória, analisamos imagens de 12 desfiles da marca Versace, entre os anos 1990 e 2022, pontuando os usos do rosa nas vestimentas, e como isso se relacionava aos ideias da marca, da moda e da sociedade quando relacionado ao que a cor representa. A partir disso, concluímos que a cor rosa na moda está diretamente ligada a padrões e papeis sociais da identidade e representação dos ideologias, especialmente ligadas ao gênero, bem como a cultura de quebra destes mesmos, com a cor sendo usada para diminuir as divisórias entre o ideal masculino e o feminino na sociedade, trazendo uma maior representação de igualdade e neutralidade entre os mesmos através da cor.
The present work has as a research problem to seek to understand how the color pink has been understood and used by fashion from different perspectives and is no longer seen as just a color linked to women's clothing, focusing on the observation of images from fashion shows. between the years 1990 and 2022, from the brand Versace. To study this, we outline the following objectives, such as: understanding how the language of color is established, contextualizing it in different cultures and social groups, establishing how color is perceived in different cultures and social groups and relating the use of colors in art and in fashion. It was also studied how fashion relates to society, the context of its influence for the construction of the identity of individuals. And, from that, the definition of pink as our object of research, led us to contextualize its representation through fashion and the media. The monograph uses bibliographic and documental research techniques to survey the theoretical framework. Finally, following the exploratory research, we analyzed images from 12 Versace fashion shows, between the years 1990 and 2022, punctuating the uses of pink in the brand's clothing, and how this was related to the ideas of the brand, fashion and society when related to what the color represents. From this, we conclude that the color pink in fashion is directly linked to patterns and social roles of identity and representation of ideologies, especially those linked to gender, as well as the culture of breaking these same patterns, with the color being used to reduce the divisions between the masculine and feminine ideal in society, bringing a greater representation of equality and neutrality between them through color.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26604
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