Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26608
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTietzmann, Roberto-
dc.contributor.authorPereira, Rafael Vasques-
dc.date.accessioned2024-09-03T16:55:05Z-
dc.date.available2024-09-03T16:55:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26608-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as vinhetas institucionais da MTV Brasil com o intuito de compreender de que forma o motion graphics design influenciou ou contribuiu na construção do branding da emissora. Para isso, esta monografia trouxe em sua pesquisa o que é branding e as suas origens, resgatando autores como David Aaker, Sandra Cameira, Kevin Keller, Marcos Machado, Philip Kotler, Philip Meggs, entre outros, para a fundamentação do capítulo. Para a fundamentação de motion graphics design, o autor deste trabalho resgatou a história do cinema e da animação, trazendo a evolução de técnicas até a modernidade. Os autores pesquisados para este capítulo foram Michael Betancourt, Matt Frantz, Tatiana Gonçalves, Alberto Lucena Junior, Jon Krasner, Washington Lessa, Isabel Freire, João Paulo Schlittler, Wellington Soares, entre outros. As vinhetas para a análise foram escolhidas com base em quatro categorias: duas vinhetas de identidade (ID); três vinhetas de promo-imagem (PI); uma abertura de programa; duas vinhetas de serviço de utilidade pública (SUP). O autor concluiu que o motion graphics design e sua diversidade de técnicas foram de grande importância na linguagem visual que a emissora desejava transmitir, contribuindo assim para as suas estratégias de branding.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze MTV Brazil institutional vignettes in order to comprehend how motion graphics design has influenced and contributed to MTV Brazil branding strategy and construction. Regarding its theoretical framework, this work is based on David Aaker, Sandra Cameira, Kevin Keller, Marcos Machado, Philip Kotler, Philip Meggs and other authors related to branding studies and techniques. Furthermore, the History of Cinema and Animation - focused on technical evolutions until contemporary times - related to motion design is also an important theoretical background. The ideas and concepts of Michael Betancourt, Matt Frantz, Tatiana Gonçalves, Alberto Lucena Junior, Jon Krasner, Washington Lessa, Isabel Freire, João Paulo Schlittler, Wellington Soares etc are used in this work. MTV Brazil institutional vignettes were chosen following four television vignettes‘ categories: (a) identity vignettes (IV); (b) promotional image vignettes (PI); (c) title sequence vignette (TS); and (d) services of public utility (SPU). From these television vignettes‘ categories, it was chosen: two IV; three PI; one TS; AND two SPU vignettes. After the analysis, it is concluded that the amount of techniques used in motion design graphics applications in MTV Brazil vignettes had an extensive importance. Consequently, MTV Brazil scored a great branding strategy, as well as, a remarkable visual language in the country.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMTV BRASILpt_BR
dc.subjectVINHETASpt_BR
dc.subjectANIMAÇÃOpt_BR
dc.subjectAUDIOVISUALpt_BR
dc.subjectMTV BRAZILen_US
dc.subjectVIGNETTESen_US
dc.subjectBRANDINGen_US
dc.subjectMOTION GRAPHICSen_US
dc.subjectANIMATIONen_US
dc.subjectAUDIO-VISUALen_US
dc.titleMotion design e o branding da MTV Brasil: o motion design como linguagem na construção de branding da MTV Brasilpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_1_RAFAEL_VASQUES_PEREIRA_TCC.pdfTexto completo3,23 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.