Resumen: | O presente estudo tem como propósito compreender o entendimento e a percepção dos consumidores sobre a moda agênero, relacionado à construção social e cultural no Brasil. A partir disso, é elaborada uma pesquisa exploratória com base em fontes bibliográficas e documentais que aborda os processos que fundaram a moda e como ela se construiu, afetando identidades pessoais e tornando celebridades e marcas influenciadoras do mundo fashion, com a pesquisa baseada por meio dos autores Laver (1989), Calanca (2008), Palomino (2003) e Erner (2005) que destacam a construção da moda social, e Souza e Brandes (2005), Silva e Valência (2012) para definir a moda em relação ao indivíduo, completando com Sanchez, Schmitt (2016) Menezes e Beccari (2021) para o estudo do movimento Queer e identidade. Foram utilizados sites de pesquisa documental atuais como FFW, Vogue e Folha de São Paulo, entre 2019 e 2021, para que se pudesse ter uma visão mais assertiva do assunto na atualidade. A análise da percepção dos jovens-adultos se deu por um formulário para 100 pessoas, possibilitando inferir que o processo de consumo cultural de roupas agênero se encontra pela identidade e conforto do consumidor. As peças são adquiridas pela identificação com o produto, porém o custo das roupas ainda estão altos, mas compreende-se que o conceito da moda sem gênero ainda está em construção, assim como o entendimento por parte dos sujeitos. This study aims to understand the understanding and perception of consumers about genderless fashion, related to social and cultural construction in Brazil. From this, an exploratory research is elaborated based on bibliographical and documentary sources that addresses the processes that founded fashion and how it was built, affecting personal identities and making celebrities and brands influencers of the fashion world, with the research based through the authors Laver (1989), Calanca (2008), Palomino (2003) and Erner (2005) who highlight the construction of social fashion, and Souza and Brandes (2005), Silva and Valência (2012) to define fashion in relation to the individual , completing with Sanchez, Schmitt (2016) Menezes and Beccari (2021) for the study of the Queer movement and identity. Current documentary research sites such as FFW, Vogue and Folha de São Paulo were used, between 2019 and 2021, so that a more assertive view of the subject today could be obtained. The analysis of the perception of young adults was carried out using a form for 100 people, making it possible to infer that the process of cultural consumption of agender clothing is based on the identity and comfort of the consumer. The pieces are acquired by identifying with the product, but the cost of the clothes is still high, but it is understood that the concept of genderless fashion is still under construction, as well as the understanding on the part of the subjects. |