Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26616
Type: Monografia
Title: "Para onde vai o rádio?": novos caminhos, novas plataformas
Author(s): Carvalho, Matheus da Silva
Advisor: Raguenet, Alberto Freire
Issue Date: 2022
Keywords: RÁDIO
PROPAGANDA
INTERNET
RADIO
ADVERTISING
Abstract: O presente trabalho visa abordar o futuro do rádio a partir das tecnologias desenvolvidas com o advento da internet, mapeando a história desse clássico veículo de comunicação de massa e analisando suas transformações nas últimas décadas e como ela se desenvolverá nos dias atuais. Em contraponto, como parâmetro, será utilizado o podcast, um meio de comunicação nativo digital, com características e semelhanças muito congruentes com o rádio. Para traçar o futuro e entender o horizonte a ser trilhado daqui em diante pelo rádio, será realizada uma análise de conteúdo comparativa, com um objeto de origem das ondas do AM/FM e outro de origem da internet. Realizando um minucioso levantamento sobre a atuação de ambos os objetos de estudo na internet, nas plataformas em que estão presentes, nas redes sociais e como eles trabalham comercialmente os seus patrocinadores. A partir desse processo, encontraremos hipóteses e debateremos a seguinte pergunta: "para onde vai o rádio?".
The present work aims to talk about the future of radio from the technologies developed with the advent of the internet, mapping the history of this classic vehicle of mass media and analyzing its transformations in the last decades and how it will develop in the present day. In contrast, the podcast will be used as a parameter, a native digital of the media, with characteristics and similarities very congruent with radio. To trace the future and understand the horizon to be trodden from now on by radio, a comparative content analysis will be carried out, with an object from the origin of AM/FM waves and another from the internet. Carrying out a thorough survey on the performance of both objects of study on the internet, on the platforms where they are present, on social networks and how they work commercially with their sponsors. From this process, we will find hypotheses and debate the following question: "where does the radio is going?".
URI: https://hdl.handle.net/10923/26616
Appears in Collections:TCC Publicidade e Propaganda

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