Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26621
Type: Monografia
Title: Design ativista: a estética publicitária a serviço do midiativismo na construção de mensagens visuais
Author(s): Marçal, Victor Fraga
Advisor: Oliveira, Danusa Almeida de
Issue Date: 2022
Keywords: DESIGN ATIVISTA
ESTÉTICA PUBLICITÁRIA
DIREÇÃO DE ARTE
MIDIATIVISMO
ELEIÇÕES
DESIGN ATIVISTA
ADVERTISING AESTHETICS
ART DIRECTION
MEDIATIVISM
ELECTIONS
Abstract: Com a Era Digital, mudamos completamente a forma como nos comunicamos e interagimos com o mundo. Diferentes campos se transformaram, principalmente o campo político, visto que o chamado midiativismo ganhou força com a evolução das mídias sociais, possibilitando à política novas características quando se trata de divulgação de conteúdo, em especial a utilização da estética publicitária como recurso comunicacional. Então, cabe a esta pesquisa, entender de que forma se revela essa utilização, a partir da observação das publicações realizadas pelo perfil do Design Ativista, durante o período eleitoral de 2022, coletivo que utiliza o Instagram como seu principal espaço de manifesto. Para tal, a pesquisa passará pelas definições de ativismo e midiativismo, abordará aspectos referentes as mídias sociais, a publicidade e a estética, antes de conceituar o que se entende por estética publicitária – que é observada, nesta pesquisa, através de alguns recursos visuais categorizados através das ideias de Dondis (2015), sendo eles: a anatomia da mensagem visual, os elementos básicos da composição visual e as técnicas visuais da estética publicitária. O estudo será feito através de uma pesquisa exploratória, com levantamentos bibliográficos e documentais e, após, será feita uma análise de conteúdo comparativa entre seis publicações feitas no perfil do coletivo, sendo três referentes ao primeiro e três ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022, visando responder ao problema da pesquisa. Como resultado dessa análise foi possível constatar que a estética publicitária é utilizada, na construção das mensagens midiativistas, através das técnicas teóricas, influenciadas pela intuição de cada comunicador visual, somado, ainda, da tensão que o contexto político manifesta sobre eles.
In the Digital Age, we completely changed the way we communicate and interact with the world. Different fields have been transformed, mainly the political, based on the fact that mediativism gained strength with the evolution of social media, allowing politics to have new content dissemination features, mostly in the use of advertising aesthetics as a communication resource... Therefore, it is up to this research to understand how this use is revealed, based on the observation of publications made by the Design Activista profile, a collective that uses Instagram as its main touchpoint, during the 2022 election period. The research will go through the definitions of activism and mediativism, going through aspects related to social media, advertising and aesthetics, before conceptualizing what is meant by advertising aesthetics - which is observed, in this research, through some visual resources categorized through the ideas by Dondis (2015), namely: anatomy of the visual message, basic elements of the visual composition and visual techniques of advertising aesthetics. The study will be carried out through exploratory research, with bibliographical and documentary research and, later, a comparative content analysis will be made between six publications made in the Design Ativista’s profile; three referring to the first and three to the second round of the 2022 presidential elections, aiming to answer the research's problem. As a result of this analysis, it was possible to verify that advertising aesthetics is used, in the construction of mediativist messages, through theoretical techniques influenced by the intuition of each visual communicator, in addition to the tension that the political context manifests on them.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26621
Appears in Collections:TCC Publicidade e Propaganda

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