Resumo: | O presente trabalho de conclusão fará uma análise crítica, através das ideias de Ramos, Nichols, Sijll e Kracauer do documentário “Cercados: A imprensa contra o negacionismo na pandemia” (Cercados… 2020) para assim investigar como a obra faz uma ilustração realista e fiel da cobertura jornalística durante a emergência de saúde da Covid-19 no Brasil. Para tal, serão usadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e de análise fílmica, mas antes será necessária uma breve contextualização da história do cinema, mostrando a sua relação intrínseca com o registro dos acontecimentos do mundo natural e dependência do mercado de produção. Na sequência, iremos investigar o estilo cinematográfico documental, com a apresentação dos aspectos técnicos dessas produções e o seu poder na construção de narrativas, manipuladas ou não, para assim possibilitar análise da produção da Globoplay. Para a análise serão usadas cinco categorias, advindas da obra de Ramos (2008), para defesa de que, Cercados… 2020 é uma obra documental resultante do seu próprio tempo, mas que também possui como objetivo significar algo maior que a sua própria narrativa, algo transcendente no seu significado, o retrato único de um tempo sombrio. Complementam a fundamentação teórica do presente trabalho os autores Lucena (2012), Bezerra (2013), Guzmán (2020), Puccini (2012) e Gutfreind (2009). This final academic work will make a critical analysis, through the ideas of Ramos, Nichols, Sijll and Kracauer, of the documentary “Cercados: The press against denialism in the pandemic” (Cercados… 2020) in order to investigate how the film illustrates the journalism coverage during the Covid-19 health emergency in Brazil. To this end, bibliographical and film analysis research techniques will be used, but first a brief contextualization of the history of cinema will be necessary, showing its intrinsic relationship with the recording of events in the natural world and dependence on the production market. Next, we will investigate the documentary cinematographic style, with the presentation of the technical aspects of these productions and their power in the construction of narratives, manipulated or not, in order to enable an analysis of Globoplay's production. For the analysis, five categories will be used, arising from the work of Ramos (2008), in order to defend that, Cercados…2020 is a documentary work resulting from its own time, but which also aims to mean something greater than its own narrative, something transcendent in its meaning, the unique portrait of a dark time. The authors Lucena (2012), Bezerra (2013), Guzmán (2020), Puccini (2012) and Gutfreind (2009) complement the theoretical foundation of this work. |