Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26633
Tipo: Monografia
Título: Estratégia de mídia digital na carreira artística de Pabllo Vittar: uma análise sobre a interatividade do videoclipe “Seu Crime”
Autor(es): Vicente, Jean Henrique
Orientador: Tietzmann, Roberto
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: MÍDIA
CULTURA DE FÃS
VIDEOCLIPE
PABLLO VITTAR
MEDIA
FAN CULTURE
VIDEOCLIPE
DRAG QUEEN
Resumo: Este trabalho busca entender e analisar o modo como a cantora e drag queen brasileira Pabllo Vittar utilizou os meios digitais como estratégia para o lançamento do videoclipe da música “Seu Crime”, lançado em 4 de fevereiro, no Youtube. A canção faz parte de seu segundo álbum de estúdio, “Não Para Não”. Para isso, o presente trabalho visa apresentar conceitos explicativos. Inicialmente, é abordado um contexto geral sobre o uso da internet no Brasil, e, logo após, é apresentado assuntos como, redes sociais, mídias digitais, cultura e comportamento de fãs e videoclipes em um contexto publicitário. O estudo é esclarecido sob a perspectiva de diversos autores como, Henry Jenkins (2008), Luís Martino (2014), Raquel Recuero (2009), e outros. Em seguida, é apresentada a carreira de Pabllo Vittar, destacando o inédito sucesso de um homem nordestino, homossexual e drag queen. Dessa forma, o último capítulo traz a análise sobre toda a ação construída em torno do videoclipe. O vídeo é apresentado depois de uma interação feita entre o público que segue a artista, essa ação se dividia no lançamento de três prévias em formato de animação as quais os fãs votavam em cada uma para definir a continuação da história. Por fim, vê-se, as considerações finais, as quais pontuam os resultados desse trabalho.
This work intends to analyze and understand how the singer and drag queen Pabllo Vittar made use of the digital media as strategy for launching the video clip for the song “Seu Crime”, released on February 4th of 2019 via the Youtube platform. The song is part of her second studio album, named “Não Para Não”. To achieve this goal, the current work intends to explore some basic concepts. Primary, it explored some general concepts about the use of the internet in Brazil and how it affects the use of social and digital media, culture, fan behavior and, finally, video clips production in a publicitary contexto. This study is anchored by the perspective of authors like Henry Jenkins, Luís Martino, Raquel Recuero, and others. It also presents Pabllo Vittar’s career, emphasizing the unprecedented success in a context of a homosexual man and drag queen from Northeast Brazil. Therefore, the last chapter analyzes the work engaged in the video clip construction. The final version of the video clip results from an interaction between the public and the professional artistic team. It consisted in releasing three previous animated versions, which the fans had the opportunity to vote and define how the story would continue. To conclude, the last considerations intend to analyze the final results of this work.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26633
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_1_JEAN_HENRIQUE_VICENTE_TCC.pdfTexto completo1,71 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.