Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26644
Tipo: Monografia
Título: O mercado da moda em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise do Instagram da Gucci e as estratégias de divulgação da coleção Aria
Autor(es): Olsson, Maria Luiza
Orientador: Puhl, Paula Regina
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
MÍDIAS SOCIAIS
MERCADO DA MODA
GUCCI
COLEÇÃO ARIA
COMMUNICATION
SOCIAL MEDIA
FASHION MARKET
ARIA COLLECTION
Resumo: O presente trabalho tem como problema de pesquisa, como a marca Gucci utilizou sua conta no Instagram para reposicionar-se e divulgar sua coleção Aria (2021) durante o período de pandemia da Covid-19?. Para responder a questão e guiar o estudo, foram traçados os seguintes objetivos: verificar as influências da moda na sociedade; compreender a importância do marketing digital relacionado à moda e suas respectivas implicações; entender como as novas mídias sociais, com ênfase no Instagram, atuam na comunicação de produtos de moda. Para atingir estes objetivos, foram apresentados assuntos sobre o comportamento do consumidor, conceitos de marketing digital sobre as mídias sociais, a atuação da moda na sociedade, estratégias do mercado de moda no Instagram, mais especificamente as estratégias adotadas pela Gucci na divulgação da coleção Aria. A monografia utiliza-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental para o levantamento do referencial teórico, e também de uso da internet para a estruturação de dados atualizados. Foi utilizado a análise de conteúdo segundo Fonseca Júnior (2005), para analisar 16 publicações realizadas no perfil da marca referentes à coleção Aria, no período de 13 de abril a 11 de maio de 2021. A partir da análise, foi revelado que a Gucci utiliza sua conta do Instagram como ferramenta essencial nas suas estratégias, desde a comunicação com o seu público até a divulgação de novas coleções, como ocorreu com Aria, sempre fiel ao seu posicionamento, identidade e propósito.
The present work has as research problem, how the brand Gucci used its Instagram account to reposition itself and publicize the new collection named Aria launched in april 15, 2021, during the Covid-19 pandemic period. To answer the question and guide the study, the following objectives were outlined: verify the influences of fashion on society; understand the digital marketing importance related to fashion and its implications; comprehend how the new social media, with an emphasis on Instagram, act in the fashion products communication. To achieve these goals, were presented issues on consumer behavior, digital marketing concepts on social media, fashion's role in society, fashion market strategies on Instagram, more specifically the strategies adopted by Gucci in publicizing the collection Aria. This monograph uses bibliographic and documentary research techniques for the survey of theoretical references and also the use of the internet to the displayed data structuring. The content analysis technique according to Fonseca Júnior (2005), was used to analyze 16 posts about the Aria collection published on the brand’s account in the period from April 13th to May 11th, 2021. From the analysis it was revealed that Gucci uses Instagram as an essential tool to its strategies, from communicating with their audience to publicizing new collections, as happened to Aria, always loyal to the positioning, identity and purpose.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26644
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

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