Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26659
Tipo: Monografia
Título: Se tiver que pensar muito eu não compro: um estudo sobre user experience nos e-commerces de moda Zara e Dafiti
Autor(es): Silva, Bruna Martins Maciel da
Orientador: Kurtz, Gabriela Birnfeld
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
USABILIDADE
JORNADA DE COMPRA
COMMUNICATION
USER EXPERIENCE
USABILITY
E-COMMERCE
BUYING JOURNEY
Resumen: Esta monografia tem como principal objetivo entender a importância do user experience na jornada do consumidor jovem adulto de 18 a 34 anos dentro de e-commerces de moda. Para isso, foram utilizados como objetos de pesquisa os sites Zara e Dafiti que, através de testes de usabilidade, foram analisados em diferentes aspectos. Foram feitos testes com oito participantes divididos entre as gerações Y e Z, entre os dias 13 de 29 de maio onde, por meio de tarefas solicitadas dentro de ambos os sites, foi possível entender os níveis de dificuldade de diferentes itens de uso dentro do site (como filtros de busca e o posicionamento de informações importantes para a compra dentro dos e-commerces). Em conjunto com os testes, foram feitos levantamentos bibliográficos e documentais de diversos autores e sites que contribuíram para o entendimento de itens fundamentais e foram imprescindíveis para a análise dos resultados. Entre os principais teóricos, se destacaram Norman (1988), Morville (2014), Tamosauskas (2020) que escreveram sobre usabilidade, facetas do user experience, colmeia do user experience, entre outros conceitos que agregam muito ao contexto de experiência do usuário. Além disso, os pensamentos de Pollini (2018) e O’Shea (2015) nos ajudam a entender um pouco mais do mundo da moda, seu contexto histórico e seu mercado atual. Quanto às descobertas desse estudo, pode-se afirmar que ambos os sites têm seus pontos positivos e negativos quanto à experiência de uso. O site da Zara, por exemplo, investe muito em fotos e no minimalismo o que, tratando-se de design da interface é impecável aos olhos dos usuários, mas quanto a sua usabilidade os resultados não são tão promissores. Já o site da Dafiti, quanto a termos de apresentação do conteúdo por meio da pesquisa com os usuários, pode-se dizer que há uma falta de cuidado. Todavia, a organização das informações do site através do menu categórico faz com que a experiência seja mais fácil e rápida.
The main objective of this monograph is to understand the importance of the user experience in the journey of young adult consumers from 18 to 34 years old within fashion e-commerces. For this, Zara and Dafiti sites were used as research objects that, through usability tests, were possible in different aspects. Tests were carried out with eight participants divided between generations Y and Z, between the 13th and 29th of May where, through tasks requested within both sites, it was possible to understand the difficulty levels of different items of use within the site (such as search filters and the placement of important information for purchase within e-commerces). Along with the tests, bibliographic and documental surveys of several authors and websites were carried out, which contributed to the understanding of fundamental items and were essential for the analysis of the results. Among the main theorists, Norman (1988), Morville (2014), Tamosauskas (2020) stood out, who wrote about usability, facets of user experience, user experience hive, among other concepts that add a lot to the user experience context. Furthermore, the thoughts of Pollini (2018) and O’Shea (2015) do not make sense of the fashion world, its historical context, and its current market. As for the study findings, it can be said that both sites have their positive and negative points regarding the user experience. Zara's website, for example, invests a lot in photos and minimalism which, in terms of interface design, is impeccable in the eyes of users, but as for its usability the results are not so promising. On the other hand, Dafiti's website, regarding the terms of content presentation through user research, it can be said that there is a lack of care. However, organizing the site information through the categorical menu makes the experience easier and faster.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26659
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_1_BRUNA_MARTINS_MACIEL_DA_SILVA_TCC.pdfTexto completo1,62 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.