Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26668
Tipo: masterThesis
Título: Educação sexual e letramento para interação de jovens brasileiros com conteúdos digitais explícitos: um estudo qualitativo
Autor(es): Guimarães, Stéphanie da Selva
Orientador: Costa, Ângelo Brandelli
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
EDUCAÇÃO SEXUAL
PORNOGRAFIA
FEMINISMO
PSICOLOGIA
Resumo: Momentos de educação sexual e avaliações sobre interações de adolescentes com conteúdos digitais explícitos podem demonstrar-se atravessados por diversas interseccionalidades sociais. Os preconceitos, vinculados a tabus sociais, podem aliar-se a marcadores como o conservadorismo e o machismo, dificultando o acesso de adolescentes a informações abrangentes e sexo-positivas. Desta maneira, a seguinte dissertação estruturou-se em 3 estudos, sendo o primeiro um capítulo de livro que aborda diferentes nuances de debates em pornografia e suas ramificações para modelos em educação sexual; o segundo, torna-se um estudo empírico, de caráter qualitativo e interseccional, com vistas a avaliar possíveis divergências entre as necessidades de adolescentes em relação à momentos de educação sexual, e suas ofertas; por fim, o terceiro estudo, também de caráter qualitativo, busca conceder um modelo de características interventivas em educação sexual, para jovens, a partir de suas avaliações e de professores. Como resultados avaliaram-se distintos processos de vulnerabilizações dos adolescentes, que sinalizaram que momentos de educação sexual, poderiam abarcar tais tópicos, considerando-se assim, a presença de debates críticos em educação sexual em tais momentos, com vistas a contemplar historicidades, aspectos políticos e médicos que interrelacionam-se às práticas sexuais saudáveis.
Moments of sexual education and assessments of adolescents' interactions with explicit digital content can be seen to be permeated by various social intersectionalities. Prejudices, linked to social taboos, can combine with markers such as conservatism and machismo, making it difficult for teenagers to access comprehensive, sex-positive information. In this way, the following dissertation was structured into 3 studies, the first being a book chapter that addresses different nuances of debates in pornography and its ramifications for models in sexual education; the second becomes an empirical study, of a qualitative and intersectional, with a view to evaluating possible divergences between the needs of adolescents in relation to sexual education moments, and their offers; Finally, the third study, also of a qualitative nature, seeks to provide a model of interventional characteristics in sexual education for young people, based on their assessments and that of teachers. As results, different processes of vulnerability of adolescents were evaluated, which indicated that moments of sexual education could cover such topics, thus considering the presence of critical debates in sexual education in such moments, with a view to contemplating historicity’s, political aspects and doctors that are related to healthy sexual practices.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26668
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