Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26677
Tipo: Monografia
Título: Também tem podcast no Youtube: análise da estratégia de distribuição e propagação dos maiores canais de podcast no Youtube Brasil
Autor(es): Severo, Filipe Machado Leal
Orientador: Nunes, Ana Cecília Bisso
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MÍDIAS SOCIAIS
MARKETING DIGITAL
PUBLICITY AND MARKETING
SOCIAL MEDIA
YOUTUBE
PODCAST
DIGITAL MARKETING
Resumen: A transformação do podcast no YouTube desafia a definição tradicional, sendo considerado a terceira geração no Brasil (FREIRE, 2017; SILVA, 2020). Diante das características singulares dessa produção, como a inclusão de vídeo e transmissões ao vivo, a compreensão do termo "podcast" para esses canais é crucial, considerando a natureza em transição do formato (LUIZ & ASSIS, 2010; CARVALHO, 2013; BONINI, 2022). Sendo o YouTube uma plataforma descentralizada com origem na Web 2.0, esta pesquisa analisa as estratégias de distribuição e propagação de conteúdo de canais de podcast no Youtube Brasil (RECUERO,2019; KAPLAN & HAENLEIN, 2010; BURGESS, GREEN, 2009; BRUNS, 2019; RIEDER, B.; COROMINA, Ò.; MATAMOROS-FERNÁNDEZ; BÄRTL, 2018). Para isso, se estabelece características da produção destes canais, analisa a presença digital de criadores nas demais plataformas digitais e compreende como se dá a distribuição e propagação do conteúdo de podcast no YouTube. A amostragem teve 4117 conteúdos analisados ao longo do trabalho. Para tanto, construiu-se uma lista dos 10 canais de podcast mais assistidos e estipulou-se 14 critérios de análise para evidenciar estratégias adotadas pelos criadores. Os resultados oferecem uma base útil para profissionais, acadêmicos e criadores ao explorarem o ambiente de criação de conteúdo no Youtube e foi capaz de demonstrar uma possível tendência de caminhos disponíveis para canais de podcast se desenvolverem na plataforma.
The transformation of podcasts on YouTube challenges the traditional definition, which is considered the third generation in Brazil (FREIRE, 2017; SILVA, 2020). In the face of the unique characteristics of this production, such as the inclusion of video and live streaming, the comprehension of the term "podcast" for those channels is crucial, considering the nature of the changing format (LUIZ & ASSIS, 2010; CARVALHO, 2013; BONINI, 2022). Taking into account that YouTube is a decentralized platform that originated in Web 2.0, this research aims to analyze the strategies of distribution and the spread of content of podcast channels on YouTube Brazil (RECUERO,2019; KAPLAN & HAENLEIN, 2010; BURGESS, GREEN, 2009; BRUNS, 2019; RIEDER, B.; COROMINA, Ò.; MATAMOROS-FERNÁNDEZ; BÄRTL, 2018). In order to achieve that, the characteristics of these channel's productions are established, the presence of digital creators on other digital platforms are analyzed and then it is possible to understand how the distribution and spreading of podcast contente happens on YouTube. The sampling plan analyzed 4117 contents. For this purpose, a list of 10 most-watched podcast channels was created, and 14 criteria analyses were used to display strategies used by creators. The results of this research provide a useful source to professionals, scholars, and creators to explore the content creators' environment on YouTube and was able to demonstrate a possible tendency for YouTube podcast channels to develop themselves on the platform.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26677
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

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