Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26680
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWainberg, Jacques Alkalai
dc.contributor.authorRosa, Leandro Bignardi
dc.date.accessioned2024-09-14T12:03:03Z-
dc.date.available2024-09-14T12:03:03Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26680-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco uma reflexão crítica sobre a normativa pastoralidade percebida nas produções discursivas da educação das lideranças executivas no Brasil. Para que seja possível evidenciar o processo pastoral (Foucault, 1978) de construção de verdades nessa educação, pretende-se explorar os modos de produção e construção dogmática nos discursos construídos acerca de programas de formação executiva voltados a lideranças, relacionando os discursos produzidos e reverberados virtualmente por instituições conceituadas e outras adicionais referências no tema, incluindo páginas de sítio eletrônico, vídeos, podcasts, postagens em redes sociais, obras, entre outros. Além, disso acredita-se ser possível evidenciar nessas produções discursivas, as relações entre sujeitos propostas ou estabelecidas. Escolhendo o pensamento sistêmico (Morin, 2006), como paradigma conceitual em sua não linearidade, para dar conta do entendimento das organizações enquanto sistemas imaginários, as construções simbólicas que as compõem e relações de poder exercidas na dispersão de verdades dogmáticas, foram utilizadas como estratégias metodológicas, além da Análise do Imaginário (Durand, 2012; Enriquez, 1997; Lippmann, 2017), a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 1995) e Análise de Discurso (Orlandi, 2015, p. 10; Foucault, 1996; 2008a). Foram utilizadas ainda a Arqueologia e Genealogia de Foucault (2008a; 2006) como dimensões simultâneas de estudo das emergências dos discursos e respectivas condições de aparição. A reflexão propõe ficções constitutivas dos sujeitos dispersas em dimensões pastorais dos discursos presentes na educação executiva, sendo evidenciada a recursividade entre todo esse conjunto relacional com as crises por ele criadas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work focuses on a critical reflection on the normative pastorality perceived in discursive productions of executive education for leaders in Brazil. To make it possible to explore the pastoral process (Foucault, 1978) of constructing truths in this education, it is intended to evidence the modes of production and dogmatic construction in the discourses constructed regarding executive training programs aimed at leaders, relating the discourses produced and reverberated virtually by reputable institutions and other additional references on the topic, including website pages, videos, podcasts, posts on social networks, works, among others. Furthermore, it is believed that it is possible to highlight in these discursive productions the relationships between proposed or established subjects. Choosing systemic thinking (Morin, 2006), as a conceptual paradigm in its non-linearity, to account for the understanding of organizations as imaginary systems, the symbolic constructions that compose them and power relations exercised in the dispersion of dogmatic truths, were used as methodological strategies, in addition to Imaginary Analysis (Durand, 2012; Enriquez, 1997; Lippmann, 2017), Depth Hermeneutics (Thompson, 1995) and Discourse Analysis (Orlandi, 2015, p. 10; Foucault, 1996; 2008a). Foucault's Archeology and Genealogy (2008a; 2006) were also used as simultaneous dimensions to study the emergence of discourses and their respective conditions of appearance. The reflection proposes constitutive fictions of the subjects dispersed in pastoral dimensions of the discourses present in executive education, highlighting the recursion between this entire relational set with the crises created by it.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLIDERANÇA ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectLÍDERES - FORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectPASTORALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE PESSOALpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.titleDiscursos pastorais na educação das lideranças executivas no Brasil: a normatividade das ficções constitutivas dos sujeitos da organizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000508894-Texto+completo-0.pdfTexto completo968,29 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.