Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26686
Type: Monografia
Title: Christian Dior: a perspectiva de valor da marca por parte da consumidora de produtos de beleza
Author(s): Perin, Laura Mezzomo
Advisor: Puhl, Paula Regina
Issue Date: 2023
Keywords: COMUNICAÇÃO
MERCADO DE LUXO
MODA E BELEZA
CONSUMO
DIOR
COMMUNICATION
LUXURY MARKET
FASHION AND BEAUTY
CONSUMPTION
Abstract: Este estudo tem como intuito promover uma reflexão a respeito do mercado de luxo, moda e beleza em conjunto com conceitos de marketing e consumo, a partir da marca Christian Dior e seu setor de cosméticos e perfumaria. Com base nesse tema, o problema de pesquisa é: Quais as percepções das consumidoras de produtos de beleza sobre o valor da marca Dior? A fim de responder esse questionamento, foram definidos os seguintes objetivos: Compreender o mercado de luxo e suas características, assim como seus produtos e seus consumidores; entender e explorar os aspectos do comportamento do consumidor, assim como hábitos de consumo; abordar as principais estratégias de marketing usadas pelas marcas de luxo para geração de valor e identificação com o consumidor; apresentar um breve cenário da história da marca Christian Dior e de seu setor de cosméticos e perfumaria e por fim, analisar as formas de consumo e as percepções das consumidoras de produtos de beleza a respeito da marca Dior. Visando alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória, com base documental e bibliográfica. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário e uma entrevista em profundidade, com 5 mulheres que são consumidoras da Dior, buscando compreender a relação e as percepções sobre a marca. Por fim, após a etapa de pesquisa, foi realizada uma análise de conteúdo, dividida em duas categorias. A monografia evidenciou que a percepção das consumidoras entrevistadas a respeito do valor da marca estudada advém da maneira como essa se comunica através de suas estratégias de marketing. E que, neste caso, a Dior, reforça em suas estratégias seu posicionamento, valores e imagem, pois as consumidoras percebem a marca e o valor dela exatamente onde e como a Dior quer ser percebida.
This study aims to promote reflection on the luxury, fashion and beauty market together with marketing and consumption concepts, based on the Christian Dior brand and its cosmetics and perfumery sector. Based on this theme, the research problem is: What are beauty product consumers' perceptions about the value of the Dior brand? In order to answer this question, the following objectives were defined: To understand the luxury market and its characteristics, as well as its products and consumers; to comprehend and explore aspects of consumer behavior, as well as consumption habits; address the main marketing strategies used by luxury brands to generate value and identification with the consumer; present a brief scenario about the history of the Christian Dior brand and its cosmetics and perfumery sector and finally, analyze the forms of consumption and the perceptions of beauty product consumers regarding the Dior brand. Aiming to achieve the objectives, exploratory research was carried out, based on documents and bibliography. To collect data, a questionnaire and an in-depth interview were applied to 5 women who are Dior consumers, seeking to understand the relationship and perceptions about the brand. Finally, after the research stage, a content analysis was carried out, divided into two categories. The study showed that the perception of the interviewed consumers regarding the value of the studied brand comes from the way it communicates through its marketing strategies. And in this case, Dior reinforces its positioning, values and image in its strategies, as consumers perceive the brand and its value exactly where and how Dior wants to be perceived.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26686
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