Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26688
Type: Monografia
Title: As influenciadoras digitais lifestyle no processo de decisão de compra do público feminino da geração Z
Author(s): Homem, Renata Vieira
Advisor: Trindade, Cláudia Bromirsky
Issue Date: 2023
Keywords: COMUNICAÇÃO E MARKETING
INFLUENCIADORAS DIGITAIS
LIFESTYLE
GERAÇÃO Z
MOTIVAÇÃO DE COMPRA
COMMUNICATION AND MARKETING
DIGITAL INFLUENCERS
GENERATION Z
PURCHASE MOTIVATION
Abstract: Essa pesquisa tem a intenção de responder o seguinte questionamento: Qual a relevância que as influenciadoras digitais do nicho de lifestyle, por meio de mídias sociais digitais, exercem sobre a decisão de compra do público feminino da Geração Z? Para tanto, os objetivos são: compreender o poder de influência das influencers de lifestyle no processo de decisão de compra; averiguar a motivação das influenciadoras lifestyle na aquisição de produtos ou serviços; e refletir sobre as mudanças no papel das influenciadoras digitais para as jovens consumidoras e os desafios e oportunidades que essa relação pode trazer para as marcas. Assim, este estudo exploratório e qualitativo conta com três técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista em profundidade com as mulheres da Geração Z, a partir do recorte de lifestyle. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo categorial. Com este estudo pode-se observar que a influenciadora digital de lifestyle caracteriza-se como a pessoa que é capaz de influenciar seus seguidores a partir de seu estilo de vida. Também entende-se que as influenciadoras digitais exercem para a Geração Z o papel de entreter, aconselhar, recomendar bons hábitos, indicar produtos e dar dicas, e o potencial de utilização das influenciadoras para as marcas pode assumir as características de: divulgação de produtos, aproximação com a audiência e humanização da marca.
This research aims to answer the following question: What relevance do digital influencers in the lifestyle niche, through digital social media, have on the purchasing decision of the Generation Z female audience? To this end, the objectives are: to understand the power of influence of lifestyle influencers in the purchasing decision process; investigate the motivation of lifestyle influencers when purchasing products or services; and reflect on the changes in the role of digital influencers for young consumers and the challenges and opportunities that this relationship can bring to brands. Thus, this exploratory and qualitative study relies on three data collection techniques: bibliographical research, documentary research and in-depth interviews with Generation Z women, based on a lifestyle perspective. For data analysis, categorical content analysis was chosen. With this study it can be observed that the digital lifestyle influencer is characterized as the person who is capable of influencing their followers based on their lifestyle. It is also understood that digital influencers play the role of entertaining, advising, recommending good habits, recommending products and giving tips for Generation Z, and the potential use of influencers for brands can take on the characteristics of: promoting products, getting closer to the audience and humanizing the brand.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26688
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