Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26689
Tipo: Monografia
Título: Moda e memória: a importância do Jeans 501 da Levi's como parte da cultura popular e identidade das gerações
Autor(es): Jaeger, Valentina
Orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: PUBLICIDADE
MODA
JEANS
IDENTIDADE CULTURAL
GERAÇÕES
ADVERTISING
FASHION
CULTURAL IDENTITY
GENERATIONS
Resumo: O presente trabalho explora a ligação entre moda e memória, destacando o jeans 501 da Levi's como elemento intrínseco na cultura e identidade geracional. Nesse contexto, a questão central que constitui o problema de pesquisa é: Qual é a importância do jeans 501 da Levi's como um elemento de memória cultural e identidade das gerações, na perspectiva dos consumidores de moda, e como a Levi's conseguiu manter a relevância do jeans 501 ao longo dessas gerações? Decorrente desta questão, os objetivos da investigação consistem em: compreender moda como expressão cultural; contextualizar a história do jeans 501; analisar sua evolução ao longo das gerações; e, por fim, examinar sua relevância na cultura popular. Os procedimentos metodológicos empregados para a construção dos capítulos teóricos consistem em pesquisa bibliográfica, – utilizando referências centrais como Barnard (2013), para tratar sobre Moda e Comunicação, e Embacher (1999), para tratar sobre Moda e Identidade,– bem como uma pesquisa documental, em sites de informações sobre moda e sobre o jeans 501, além dos sites da marca Levi's. Para o tratamento dos dados, utiliza-se a metodologia de leitura e análise de imagens (Coutinho, 2006) – de pessoas vestindo o jeans 501, ou mesmo imagens do jeans apenas como produto comercial e cultural – e as respectivas representações de identidade suscitadas para as gerações Baby Boomers, X, Y e Z. As análises destacam que o jeans 501 persiste como ícone de moda e atemporal, associado a valores como rebeldia e autenticidade. É possível afirmar que o Jeans 501 da Levi's transcende gerações e se torna parte integrante da cultura popular e da identidade das pessoas.
This study discusses the relationship between fashion and memory regarding Levi's 501 jeans as an essential element of generational identity and culture. The main research question is: What is the significance of Levi's 501 jeans for cultural memory and generational identity from the perspective of fashion consumers and how has Levi's sustained the relevance of 501 jeans throughout generations? Based on this question, the objectives are to comprehend fashion as cultural expression, to contextualize the history of the 501 jeans, to analyze its evolution throughout generations, and to examine its relevance in popular culture. The methodological procedures utilized to construct the theoretical chapters entail bibliographical research. This includes referencing central sources such as Barnard (2013) for Fashion and Communication and Embacher (1999) for Fashion and Identity. Documentary research is also incorporated, which involves gathering data from websites providing information on fashion and 501 jeans, as well as the websites of the Levi's brand. To analyze the data, we employed Coutinho's (2006) methodology that involved scrutinizing images of individuals sporting 501 jeans or depicting jeans purely as a cultural or commercial item. We also studied the linked identities of individuals from the Baby Boomer, X, Y, and Z generations. The findings reveal that the timeless 501 jeans remain a fashion icon, connoting rebellion and authenticity. Finally, Levi's 501 has transcended generations and became an inseparable aspect of popular culture and personal identity.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26689
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_2_VALENTINA_JAEGER_TCC.pdfTexto completo18,7 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.