Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26691
Tipo: Monografia
Título: Os reflexos dos serviços de streaming de vídeo na televisão tradicional brasileira: como ambas plataformas coexistem no contexto atual
Autor(es): Silva, Wellyngton Wurfel da
Orientador: Trindade, Claudia Bromirsky
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
TELEVISÃO
ESTRATÉGIAS
PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS
GLOBOPLAY
COMMUNICATION
TELEVISION
STREAMING
STRATEGIES
EXPERT PERCEPTION
Resumo: Este estudo analisa quais os reflexos causados a partir da chegada dos serviços de streaming de vídeo em solo nacional, afetando o audiovisual brasileiro, mais especificamente as produções televisivas, podendo analisar as estratégias e ações utilizadas pela emissora Rede Globo, a partir da criação e lançamento da sua plataforma de streaming Globoplay. Assim, para entender melhor esse fenômeno, foi estudado a história da televisão brasileira a partir da sua introdução em solo nacional, indicando o seu grande papel cultural e influenciador para a sociedade. Logo após, passando a entender a relação da Rede Globo como principal emissora brasileira e sua evolução a partir das diferentes tecnologias que foram surgindo e como está sendo a utilização do Globoplay como principal aliado para concorrer no mercado de streaming. Para entender a coexistência entre a televisão e o streaming e como ambas plataformas conseguiram, por meio de estratégias, criar um cenário benéfico para o audiovisual brasileiro, foi realizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistas em profundidade com especialistas. Para análise dos dados coletados, optou-se pela análise de conteúdo categorial. O embasamento teórico adotado para a pesquisa inclui autores como Sodré (1987), Ferrés (1998), Ortiz (1998), Machado (2000), Almeida (2002), Araújo (2008), Wolf (2015), Brennan (2016), dentre outros.
This study analyzes the consequences caused by the arrival of video streaming services on national soil, affecting Brazilian audiovisual, more specifically television productions, being able to analyze the strategies and actions used by the broadcaster Rede Globo, from the creation and launch from your Globoplay streaming platform. Therefore, to better understand this phenomenon, the history of Brazilian television was studied from its introduction on national soil, indicating its great cultural and influential role in society. Soon after, we began to understand Rede Globo's relationship as the main Brazilian broadcaster and its evolution based on the different technologies that emerged and how it was, and how Globoplay was used as the main ally to compete in the streaming market. To understand the coexistence between television and streaming and how both platforms managed, through strategies, to create a beneficial scenario for Brazilian audiovisual, bibliographical research, documentary research and in-depth interviews with experts were carried out. To analyze the collected data, categorical content analysis was chosen. The theoretical basis adopted for the research includes authors such as Sodré (1987), Ferrés (1998), Ortiz (1998), Machado (2000), Almeida (2002), Araújo (2008), Wolf (2015), Brennan (2016), among others.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26691
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_2_WELLYNGTON_WURFEL_DA_SILVA_TCC.pdfTexto completo4,73 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.