Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26695
Tipo: Monografia
Título: Quando o streetwear encontrar o luxo: a moda masculina por Virgil Abloh para Louis Vuitton FW22
Autor(es): Gularte, Matheus Scalabrin
Orientador: Puhl, Paula
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: MARKETING DE MODA
STREETWEAR
MERCADO DE LUXO
LOUIS VUITTON
VIRGIL ABLOH
FASHION MARKETING
LUXURY MARKET
Resumo: O presente estudo tem como intuito compreender a união entre moda, streetwear e mercado de luxo através da perspectiva e trabalho de Virgil Abloh na Louis Vuitton, que destacava em suas criações a importância da moda como construção identitária, unindo a cultura das ruas com as características do luxo. Com isso, o problema de pesquisa que guia o estudo é: de que forma Virgil Abloh uniu em suas criações o streetwear com a moda de luxo através de seu trabalho como diretor criativo na LV? A partir disso, foram analisados dez looks da coleção masculina Louis Dreamhouse Outono/Inverno 2022 da Louis Vuitton, junto de publicações no perfil oficial da marca no Instagram entre Janeiro e Junho de 2022. As temáticas centrais do estudo envolvem entender os conceitos de moda e sua relação com a sociedade considerando autores como Carvalho (2009), Caraciola (2019) e Dejean (2010), e destaca a origem e relevância do estilo Streetwear por Alves (2021). Também é possível compreender o funcionamento do marketing para o mercado de moda por autores como Camino e López-Rua (2007) e Caetano (2011). Para discorrer sobre as características do mercado de luxo foram utilizados autores como Lipovetsky e Roux (2005), Neto (2013) e Allérès (2000), do marketing de moda de luxo segundo Silva (2020) e a história de vida e carreira de Virgil Abloh através de matérias da Vogue (2021), Zelasko (2023) e Elle (2022). O estudo é caracterizado como exploratório e se utilizou das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, para os capítulos teóricos, e utilizou a técnica da Análise de Conteúdo, a partir de duas categorias: Streetwear, Luxo e Virgil Abloh, e Marketing na moda. O estudo demonstrou a presença do Streetwear em uma marca de luxo, a influência do diretor criativo para a marca e os aspectos de marketing que envolvem a coleção.
The present study aims to understand the union between fashion, streetwear and luxury market through the perspective and work of Virgil Abloh at Louis Vuitton, who highlighted in his creations the importance of fashion as an identity construction, uniting street culture with the characteristics of luxury. Therefore, the research problem that guides the study is: how did Virgil Abloh combine streetwear with fashion luxury in his creations through his work as creative director at LV? From this, ten looks from Louis Vuitton's Fall/Winter 2022 men's collection were analyzed, along with publications on the brand's official Instagram profile between January and June of 2022. The central themes of the study involve understanding the concepts of fashion and their relationship with society, considering authors such as Carvalho (2009), Caraciola (2019) and Dejean (2010), and understanding the origin and relevance of the Streetwear style by Alves (2021). It is also possible to understand how marketing works for the fashion market by authors such as Camino and López-Rua (2007) and Caetano (2011). Furthermore, one can understand the characteristics of the luxury market with Lipovetsky and Roux (2005), Neto (2013) and Allérès (2000), luxury fashion marketing according to Silva (2020) and the life story and career of Virgil Abloh through articles in Vogue (2021), Britannica (2023) and Elle (2022). The study is characterized as exploratory and used bibliographic and documentary research techniques for the theoretical chapters, and used the Content Analysis methodology, divided into two categories: Streetwear, Luxury and Virgil Abloh, and Fashion Marketing. The monograph highlights the presence of Streetwear in a luxury brand, the influence of the creative director on the brand and the marketing aspects involving the collection.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26695
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