Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26702
Tipo: Monografia
Título: A comunicação nos diferentes pontos de contato de uma jornada de cliente na área de eventos
Autor(es): Braga, Marina Antognoli
Orientador: Trindade, Cláudia Bromirsky
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
EVENTOS
EXPERIÊNCIA E JORNADA DO CLIENTE
EVENTOS DE ENTRETENIMENTO NOTURNO
PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS
COMMUNICATION
EVENTS
CUSTOMER EXPERIENCE AND JOURNEY
EVENING ENTERTAINMENT EVENTS
EXPERT PERCEPTION
Resumo: Este estudo tem como questão norteadora a seguinte pergunta: De que maneira se estabelece a comunicação publicitária durante a jornada do cliente e como se gera uma experiência memorável na área de eventos? Para tanto, debruça-se sobre eventos noturnos na cidade de Porto Alegre/RS. Assim, os objetivos são: compreender o papel da comunicação publicitária em todo o processo de realização de um evento de entretenimento na capital gaúcha, averiguar os elementos centrais para construção da jornada do cliente em eventos de entretenimento noturno, investigar a percepção de especialistas ao elencar os pontos de contato para a experiência do cliente em um evento, compreender o papel da comunicação em cada ponto de contato traçado no processo de realização do evento e refletir sobre desafios e oportunidades para que o setor esteja sempre a gerar experiências inovadoras e memoráveis. Deste modo, a metodologia deste estudo exploratório e qualitativo conta com três técnicas para a coleta de dados, sendo elas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas em profundidade. Para a análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo categorial. Abrindo a discussão e visando respostas para o problema de pesquisa, foram entrevistados dois profissionais que atuam de maneiras diferentes no mercado de eventos, complementando o trabalho com olhares distintos de um estudioso e de um profissional da área. Primeiramente, Diego Wander, doutor em comunicação, professor da UFRGS e gestor de projetos, e na sequência, Bernardo Press, gestor de relacionamentos, produtor de eventos desde 2012 e sócio da produtora de festas Rayo. Em termos gerais, entende-se que a comunicação age como ferramenta essencial não apenas na divulgação dos eventos, como também em todo o processo de organização e realização, sendo responsável por construir a jornada do consumidor junto ao cliente.
This study's guiding question is the following: How is advertising communication established during the customer journey and how is a memorable experience generated in the events field? To this end, it focuses on nighttime events in the city of Porto Alegre/RS. Thus, the objectives are: to understand the role of advertising communication in the entire process of holding an entertainment event in the capital of Rio Grande do Sul, to investigate the central elements for building the customer journey in night entertainment events, to investigate the perception of experts when listing the points of contact for the customer experience at an event, understand the role of communication in each point of contact outlined in the process of holding the event and reflect on challenges and opportunities so that the sector is always generating innovative and memorable experiences. Therefore, the methodology of this exploratory and qualitative study relies on three techniques for data collection, namely: bibliographical research, documentary research and in-depth interviews. For data analysis, categorical content analysis was chosen. Opening the discussion and seeking answers to the research problem, two professionals who work in different ways in the events market were interviewed, complementing the work with different perspectives from a scholar and a professional in the area. Firstly, Diego Wander, doctor in communication, professor at UFRGS and project manager, and then Bernardo Press, relationship manager, event producer since 2012 and partner at party producer Rayo. In general terms, it is understood that communication acts as an essential tool not only in publicizing events, but also in the entire process of organization and implementation, being responsible for building the consumer's journey with the customer.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26702
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_2_MARINA_ANTOGNOLI_BRAGA_TCC.pdfTexto completo2,4 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.