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dc.contributor.advisorPellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.authorNascimento, Leonardo Guaragna do-
dc.date.accessioned2024-09-23T16:24:46Z-
dc.date.available2024-09-23T16:24:46Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26703-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo explorar a convergência entre o mundo virtual e o mundo real por meio do In-game Marketing, focando na franquia de games EA Sports FC (antigo FIFA). O trabalho analisa como as marcas utilizam do ambiente dos jogos virtuais para promoção, com destaque à importância da fidelidade a realidade do futebol para a criação de um espaço propício a sua divulgação. A pesquisa possuí como base teórica os seguintes autores: Pierre Lévy (1996,1997), Henry Jenkins (2015), David Edery e Ethan Mollick (2008), e Bruno Alnardi (2018). Por meio de pesquisa realizada em formato de questionário online, que possuía o objetivo de investigar se as marcas presentes no jogo EA FC/FIFA estão sendo lembradas pelos consumidores, foi possível concluir que as marcas que utilizam de In-game Marketing, na série EA Sports FC, são cada vez mais lembradas pelos jogadores. Com os objetivos específicos do estudo, que incluem debater o futuro do In-game Marketing, a importância das marcas para os consumidores e as formas de transição entre o real e o virtual, sendo atingidos, evidencia a relevância dessa estratégia para a experiência dos usuários.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to explore the convergence between the virtual and real worlds through In-game Marketing, focusing on the EA Sports FC (formerly FIFA) game franchise. The work analyzes how brands use the virtual game environment for promotion, with a focus on the importance of fidelity to the reality of football for the creation of a space conducive to its dissemination. The research is based on the following theoretical authors: Pierre Lévy (1996,1997), Henry Jenkins (2015), David Edery and Ethan Mollick (2008), and Bruno Alnardi (2018). Through research conducted in the form of an online questionnaire, which aimed to investigate whether the brands present in the EA FC/FIFA game are being remembered by consumers, it was possible to conclude that the brands that use In-game Marketing, in the EA Sports FC series, are increasingly remembered by players. With the specific objectives of the study, which include debating the future of In-game Marketing, the importance of brands for consumers and the ways of transition between the real and the virtual, being achieved, it evidences the relevance of this strategy for the user experience.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectIN-GAME MARKETINGpt_BR
dc.subjectGAMESpt_BR
dc.subjectMARKETING DIGITALpt_BR
dc.subjectEA FCpt_BR
dc.subjectFIFApt_BR
dc.subjectREALIDADE VIRTUALpt_BR
dc.subjectREALIDADE AUMENTADApt_BR
dc.subjectTRANSIÇÃO VIRTUAL-REALpt_BR
dc.subjectDIGITAL MARKETINGen_US
dc.subjectVIRTUAL REALITYen_US
dc.subjectAUGMENTED REALITYen_US
dc.subjectVIRTUAL-REAL TRANSITIONen_US
dc.titleIn-game marketing: a transição entre virtual e real na franquia EA Sports FCpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

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