Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26704
Type: Monografia
Title: Meio documentário, meio sonho febril: o uso intercalado de fato e invenção para a composição do retrato de um artista em Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese
Author(s): Julius, Felipe Pyhus
Advisor: Tietzmann, Roberto
Issue Date: 2024
Keywords: BOB DYLAN
MARTIN SCORSESE
DOCUMENTÁRIO
FICÇÃO
NÃO FICÇÃO
DOCUMENTARY
FICTION
NON-FICTION
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo explorar as fronteiras entre documentário e ficção audiovisual, mais especificamente, o uso intercalado de ficção e não ficção para compor o retrato de um artista. Para se aprofundar nesse assunto, foi selecionado o filme "Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese" (2019), que retrata o artista Bob Dylan na turnê de mesmo nome entre 1975-1976, misturando fatos e invenções, contando e recontando a história de um tempo perdido. A busca, a partir da obra, é alcançar respostas tangíveis acerca dos fatores narrativos, ou seja, a estratégia narrativa de intercalar fato e invenção representa a autenticidade do artista que viveu diversas décadas no palco com múltiplas personas? O desenvolvimento da metodologia desta pesquisa se deu a partir do uso de técnicas de pesquisa bibliográfica, observações empíricas, artigos eletrônicos e análise da linguagem cinematográfica, por meio da separação de cenas, que buscam burilar sentido em correlação com a personalidade do artista. No primeiro capítulo, são apresentados os conceitos, introduzindo discussões teóricas e definindo o que é o gênero documentário, além de realizar um breve retrospecto da sua história. Em seguida, no segundo capítulo, introduzimos Bob Dylan, balanceando a biografia com as características apresentadas no filme. No terceiro capítulo, são discutidos os aspectos do filme, a partir das análises de cena e seus significados, aprofundando-se nas invenções do filme que são intercaladas entre fatos. Por fim, nas considerações finais, realiza-se um apanhado do que se percebeu das possibilidades que a união intercalada de ficção e não ficção permite ao construtor de narrativas, apontando possíveis caminhos para a realização audiovisual documental. A pesquisa demonstrou que a combinação de elementos factuais e ficcionais pode enriquecer a construção narrativa de documentários, proporcionando uma representação mais complexa e autêntica do sujeito retratado. Essa abordagem oferece novas perspectivas para o desenvolvimento de documentários inovadores e multidimensionais no campo audiovisual.
This research aims to explore the boundaries between documentary and audiovisual fiction, specifically the interwoven use of fiction and non-fiction to compose the portrait of an artist. To delve deeper into this subject, the film "Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese" (2019) was selected. This film portrays the artist Bob Dylan on his tour of the same name between 1975-1976, mixing facts and inventions, telling and retelling the story of a lost time. The objective, based on the film, is to obtain tangible answers about the narrative factors, i.e., does the narrative strategy of interweaving fact and invention represent the authenticity of the artist who has lived through various decades on stage with multiple personas? The development of the methodology for this research was based on the use of bibliographic research techniques, empirical observations, electronic articles, and analysis of cinematic language, through the separation of scenes that seek to refine the sense in correlation with the artist's personality. In the first chapter, the concepts are presented, introducing theoretical discussions and defining what the documentary genre is, as well as providing a brief overview of its history. Next, in the second chapter, we introduce Bob Dylan, balancing his biography with the characteristics presented in the film. In the third chapter, the aspects of the film are discussed, based on scene analyses and their meanings, delving into the film's inventions that are interspersed with facts. Finally, in the concluding remarks, a summary is made of what has been perceived about the possibilities that the interwoven union of fiction and non-fiction allows for the narrative builder, pointing out possible paths for audiovisual documentary production. The research demonstrated that the combination of factual and fictional elements can enrich the narrative construction of documentaries, providing a more complex and authentic representation of the subject portrayed. This approach offers new perspectives for the development of innovative and multidimensional documentaries in the audiovisual field.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26704
Appears in Collections:TCC Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_1_FELIPE_PYHUS_JULIUS_TCC.pdfTexto completo1,16 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.