Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26705
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFlorczak, Rosângela-
dc.contributor.authorAlves, Pietra Moreira-
dc.date.accessioned2024-09-23T18:17:39Z-
dc.date.available2024-09-23T18:17:39Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26705-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso visa investigar a influência da cultura hip-hop no Rio Grande do Sul, a partir do Festival Rap In Cena, como uma identidade cultural que conecta diferentes gerações e transcende diversos contextos sociais. Para atender esse objetivo realiza-se pesquisa exploratória, entrevistas em profundidade com figuras-chave, combinadas a análise de documentos relevantes. Explorando como esta cultura é muito mais do que um movimento artístico; é um fenômeno cultural global que se manifesta de diversas maneiras, percebe-se como o contexto brasileiro, permitiu que o hip-hop encontrasse terreno fértil para se desenvolver como uma expressão de resistência, inclusão e afirmação social. O Rio Grande do Sul, em particular, tornou-se um cenário significativo para a disseminação e evolução dessa cultura. Ao examinar a contribuição da publicidade para expansão do movimento pelo Rap In Cena constatou-se que além de assim gerar maior alcance, a comunicação promove um senso de pertencimento e identidade cultural. Esta pesquisa evidencia o papel do Rap In Cena na construção e na consolidação de uma identidade hip-hop no Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThe present course completion work aims to investigate the influence of hip-hop culture in Rio Grande do Sul, from the Rap In Cena Festival, as a cultural identity that connects different generations and transcends different social contexts. To meet this objective, exploratory research is carried out, in-depth interviews with key figures, combined with the analysis of relevant documents. Exploring how this culture is much more than an art movement; It is a global cultural phenomenon that manifests itself in different ways, it is perceived how the Brazilian context has allowed hip-hop to find fertile ground to develop as an expression of resistance, inclusion and social affirmation. Rio Grande do Sul, in particular, has become a significant setting for the spread and evolution of this culture. When examining the contribution of advertising to the expansion of the movement for Rap In Cena, it was found that in addition to generating greater reach, communication promotes a sense of belonging and cultural identity. This research highlights the role of Rap In Cena in the construction and consolidation of a hip-hop identity in Rio Grande do Sul.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHIP-HOPpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE CULTURALpt_BR
dc.subjectFESTIVAL RAP IN CENApt_BR
dc.subjectPERTENCIMENTOpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADE E PROPAGANDApt_BR
dc.subjectCULTURAL IDENTITYen_US
dc.subjectBELONGINGen_US
dc.subjectADVERTISING AND PROMOTIONen_US
dc.titleA dinâmica da cultura hip-hop no Rio Grande do Sul: pertencimento e identidade cultural em contextos sociais diversos a partir do Festival Rap in Cenapt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_1_PIETRA_MOREIRA_ALVES_TCC.pdfTexto completo7,9 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.