Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26747
Tipo: masterThesis
Título: A busca pelo bem-estar marcário: as narrativas discursivas do Boticário nas campanhas em datas comemorativas
Autor(es): Soares, Andressa das Chagas
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: PROPAGANDA
MARCAS
ANÁLISE DO DISCURSO
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Resumo: Em nosso estudo, propomos aproximar o bem-estar ao universo das marcas, considerando as narrativas discursivas em campanhas comemorativas: Dia das Mães e Dia dos Pais do Boticário de 2023. Os nossos objetivos, portanto, são articular os possíveis entendimentos acerca do bem-estar; evidenciar em como as marcas assumem concepções sobre bem-estar em suas narrativas discursivas; e, refletir sobre os sentidos associados ao bem-estar nas narrativas discursivas nos atos de linguagem marcários nas campanhas comemorativas do Boticário. Para atender a esses objetivos, recorremos aos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica e documental (Gil, 2008; Stumpf, 2006) e ao Estado da Arte com base no catálogo da CAPES e da Scielo de teses e dissertação, bem como à Análise de Discurso de Charaudeau (2010). Partimos da abordagem de bem-estar pela perspectiva da Psicologia Positiva e Teoria do bem-estar de Seligman (2009; 2011), reconhecendo a subjetividade que permeia as percepções e associações simbólicas sobre qualidade de vida. Assim, através do modo de organização do discurso enunciativo, o Boticário cria relações entre os sujeitos do ato de linguagem e assume o papel como promotora do bem-estar para com os seus públicos. Assumir questões sociais e fomentar o debate da sociedade em relação a essas temáticas nos parece uma tentativa intencional de estabelecer laços afetivos entre sua comunidade e para si mesma.
In our study, we propose to approximate well-being to the universe of brands, considering the discursive narratives in commemorative campaigns: Boticário's Mother's Day and Father's Day in 2023. Our objectives, therefore, are to articulate possible understandings about well-being; understand assumed conceptions about well-being in the universe of brands; and, reflect on the meanings associated with well-being in the narratives in the brand speech acts in Boticário’s commemorative campaigns. To attend to theses objectives, we resorted to methodological procedures of bibliographic and documentary review (Gil, 2008; Stumpf, 2006) and to the State of the Art based on the CAPES and Scielo catalog of theses and dissertations, moreover to the Charaudeau's Discourse Analysis (2010). We start from the well-being approach from the perspective of Positive Psychology and Seligman's well-being theory (2009; 2011), recognizing the subjectivity that permeates perceptions and symbolic associations about quality of life. So, through the way the enunciative discourse is organized, Boticário creates relationships between the subjects of the language act and assumes the function of promoting well-being towards their communities. Assume social issues and encourage society's debates in relation to these themes seems to us to be an intentional attempt to establish emotional affective bonds between their community and for themself.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26747
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