Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26752
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBueno, Bernardo José de Moraes
dc.contributor.authorBaptista, Lucas Antônio Viapiana
dc.date.accessioned2024-10-19T12:02:51Z-
dc.date.available2024-10-19T12:02:51Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26752-
dc.description.abstractEsta dissertação é em parte ensaio teórico e em parte escrita literária. A primeira parte consiste em uma revisão de conceitos propostos por outros autores a respeito de literatura ergódica e literatura eletrônica, assim como alguns de seus subgêneros e especificidades. A história e contexto gerais da literatura ergódica e da literatura eletrônica são apresentados, juntamente com exemplos das obras mais relevantes de cada subcategoria, como Cent mille milliards de poèmes (1961), por Raymond Queneau, afternoon, a story (1994), por Michael Joyce e Zork (1977) por Tim Anderson e outros. A partir dos conceitos revisados, uma definição de narrativas ramificadas é proposta, seguindo autores como Espen J. Aarseth, Janet H. Murray e N. Katherine Hayles, entre outros. O contexto, inspirações, objetivos e processos criativos a respeito de Ferrea: A Tale of Rust, que é a parte literária, são expostos e discutidos. Finalmente, um excerto de Ferrea, tanto em formato de hypertexto quanto em formato de livro-jogo, é apresentado.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is part theoretical essay, part literary writing. The first part consists of a review of concepts regarding ergodic and electronic literature, as well as some of its subgenres and specificities. The general history and context of ergodic and electronic literature are presented, together with examples of the most relevant works in each subcategory, such as Cent mille milliards de poèmes (1961) by Raymond Queneau, afternoon, a story (1994), by Michael Joyce and Zork (1977) by Tim Anderson and others. From the reviewed concepts, a definition of branching narratives is proposed, following authors such as Espen J. Aarseth, Janet H. Murray and N. Katherine Hayles, among others. The context, inspirations, goals and creative processes regarding Ferrea: A Tale of Rust, which is the original literary part, are exposed and discussed. Finally, an excerpt of Ferrea, both in hypertext and gamebook form, is presented.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.subjectCRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICApt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleA labyrinth of labyrinths: branching narrativespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000509127-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,68 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.