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dc.contributor.authorBem, Rafael Almeida de-
dc.date.accessioned2024-10-25T17:37:53Z-
dc.date.available2024-10-25T17:37:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26764-
dc.description.abstractAvanços recentes em inteligência artificial (IA) têm transformado sua aplicação de uma exploração teórica para implementação prática, criando novas oportunidades e desafios em ambientes de aprendizagem. Este trabalho de conclusão de curso, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, explora como a IA generativa pode aprimorar experiências de aprendizagem na disciplina de Fundamentos da Programação. O sistema desenvolvido utiliza grandes modelos de linguagem e emprega conceitos-chave como transformers, zero-shot prompting e retrieval-augmented generation para fornecer assistência personalizada aos estudantes, gerando respostas relevantes e sensíveis ao contexto. Os resultados destacam tanto os benefícios quanto as limitações da IA generativa em âmbitos de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVApt_BR
dc.subjectAPRENDIZADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.subjectGRANDES MODELOS DE LINGUAGEMpt_BR
dc.subjectTRANSFORMERSpt_BR
dc.subjectRETRIEVALAUGMENTED GENERATIONpt_BR
dc.subjectRESPOSTAS SENSÍVEIS AO CONTEXTOpt_BR
dc.titleUso de IA generativa no apoio à aprendizagem de programaçãopt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.degree.departmentEscola Politécnica
dc.degree.localPorto Alegre
dc.degree.levelGraduação
dc.degree.graduationCiência da Computação
Aparece en las colecciones:TCC Ciência da Computação

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