Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26764
Title: Uso de IA generativa no apoio à aprendizagem de programação
Author(s): Bem, Rafael Almeida de
Issue Date: 2024
Keywords: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA
APRENDIZADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
GRANDES MODELOS DE LINGUAGEM
TRANSFORMERS
RETRIEVALAUGMENTED GENERATION
RESPOSTAS SENSÍVEIS AO CONTEXTO
Abstract: Avanços recentes em inteligência artificial (IA) têm transformado sua aplicação de uma exploração teórica para implementação prática, criando novas oportunidades e desafios em ambientes de aprendizagem. Este trabalho de conclusão de curso, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, explora como a IA generativa pode aprimorar experiências de aprendizagem na disciplina de Fundamentos da Programação. O sistema desenvolvido utiliza grandes modelos de linguagem e emprega conceitos-chave como transformers, zero-shot prompting e retrieval-augmented generation para fornecer assistência personalizada aos estudantes, gerando respostas relevantes e sensíveis ao contexto. Os resultados destacam tanto os benefícios quanto as limitações da IA generativa em âmbitos de aprendizagem.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26764
Appears in Collections:TCC Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_1_RAFAEL_ALMEIDA_DE_BEM_TCC.pdfTexto completo1,2 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.