Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26806
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaladão, Janaína de Azevedo-
dc.contributor.authorRosiello, Julia Monteiro Moreira-
dc.date.accessioned2024-11-13T17:04:39Z-
dc.date.available2024-11-13T17:04:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26806-
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de um sofrimento que perdurou por anos, e uma tentativa de encerrar um ciclo que esteve aberto durante muito tempo. Ele nasce da vontade de naturalizar a discussão sobre os temas da finitude humana e da morte, ainda tabus em nossa sociedade. O trabalho está divido em duas partes: teórica e criativa. Na primeira, através de um ensaio pessoal, relato minha experiência acerca dessa finitude, vivenciada inicialmente a partir da perda de uma amiga próxima. Descrevo também a forma como a compreensão da morte me levou a alguns anos convivendo com a síndrome do pânico. Para embasar essa parte do trabalho, me utilizei dos estudos de teóricos como Edgar Morin (1970) e Philippe Ariès (1977), e o ilustrei com trechos e citações de filmes variados. Ao final da parte teórica, trago uma análise da obra Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascoza (2014), e comento sobre como a leitura desse livro contribuiu para o meu entendimento do tema. Na parte criativa, apresento alguns trechos do meu romance epistolar Flores de ferro, ainda em desenvolvimento. Considero ser este romance o resultado de todas as vivências e dores que abordo no citado ensaio, enfim satisfatoriamente transfiguradas de caos para arte. Tal qual o ensaio, o romance aborda os temas da perda, da finitude humana e da contemplação da vida diante da morte.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the fruit of a suffering that lasted for years and an attempt at ending the cycle that has been ongoing for a very long time. It stems from the intent to engage in the discussion about themes of human finitude and death, which are still taboos in our society. The work is divided into two parts: theoretical and creative. In the first part, through a personal essay, I relay my experience about said finitude, initially lived due to the passing of a close friend. I also describe the way comprehending death had led me to a few years living with panic disorder. To base this part of the work, I drew from studies from theorists like Edgar Morin (1970) and Philippe Ariès (1977) and illustrated it with excerpts and quotations from various movies. At the end of the theoretical part, I present an essay about the work Caderno de um ausente from João Anzanello Carrascoza (2014) and comment on how reading his text contributed to my understanding of the theme. In the creative part, I present a few excerpts of my epistolary novel Flores de ferro, still in development. I consider this novel the outcome of all life experiences and pain I address in the mentioned essay, finally and satisfactorily transfigured from chaos to art. Much like the essay, the novel tackles themes of loss, human finitude, and contemplation of life facing death.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.subjectFINITUDEpt_BR
dc.subjectMORTEpt_BR
dc.subjectROMANCE EPISTOLARpt_BR
dc.subjectCREATIVE WRITINGen_US
dc.subjectFINITUDEen_US
dc.subjectDEATHen_US
dc.subjectEPISTOLARY NOVELen_US
dc.titleFilmes inesquecíveis: vivendo com a finitudept_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2023/2-
dc.degree.graduationEscrita Criativa-
Aparece en las colecciones:TCC Escrita Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023_2_JULIA_MONTEIRO_MOREIRA_ROSIELLO_TCC.pdfTexto completo496,77 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.